Aranda del Duero – Castilla y León

A cidade de Aranda del Duero é uma das mais importantes da Província de Burgos (Comunidade de Castilla y León). Além de capital da Comarca da Ribera del Duero, é considerado o terceiro município em população de todos aqueles que não são capital de província da comunidade (aprox. 35 mil habitantes).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA cidade foi fundada depois da retomada crista no séc. X e criada como um núcleo de repovoamento. Historicamente, ficou conhecida por ter celebrado, em 1473, o Concilio de Aranda (organizado para combater a ignorância e a vida dissoluta de alguns clérigos), que contou com a presença da futura rainha de Castilla, a Princesa Isabel I. Uma placa confirma o período em que a princesa viveu na cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutro aspecto importante relacionado à Aranda del Duero foi o plano da cidade realizado  em 1503, considerado o mapa urbano mais antigo do país.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo plano turístico, é especialmente conhecida por ser produtora dos vinhos de Denominaçao de Origem Ribera del Duero, um dos melhores do país. A gastronomia tornou-se famosa graças aos Assadores de Cordeiro tipo “Lechazo”, que atraem  muitos turistas à cidade nos finais de semana. Abaixo, vemos a porta de entrada ao centro antigo, e a Casa Consistorial.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAo lado da Casa Consistorial, abre-se a Praça Maior da localidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADurante a Idade Média, Aranda del  Duero era considerada uma vila realengo, isto é, prestava contas diretamente ao rei, conseguindo, desta forma, inúmeros privilégios. O legado arquitetônico e monumental corresponde, principalmente, aos séc. XV/XVI, época de maior esplendor da cidade. Abaixo, vemos o Palácio de los Berdugo, edifício renascentista construído no séc. XV, e que hospedou a Napoleão Bonaparte, em 1808.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA arquitetura civil está representada por casas populares e outras senhoriais…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO Rio Duero corta a cidade, e várias são as pontes que o atravessam, bem como seus estilos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA mais emblemática, porém, é a ponte medieval que se conserva majestosa.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANo entanto, seus monumentos mais importantes são a Belíssima Igreja de Santa Maria e a rede de bodegas medievais, situadas no subsolo da cidade. Ambos monumentos serão o tema dos próximos posts…

Anúncios

2 respostas em “Aranda del Duero – Castilla y León

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s