Castelo de Peñaranda del Duero

No alto da vila de Peñaranda del Duero, se alça vigilante o Castelo do povoado. De muitos pontos da localidade, podemos ver sua presença onipotente.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA fortificação foi construída no séc. X, durante o período de repovoação  destas terras. No séc. XV, foi reformado pela influente família Zúñiga-Avellaneda, dotando-o do aspecto que admiramos atualmente.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA planta quadrada do castelo adapta-se perfeitamente ao rochedo escarpado sob o qual está assentado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo seu conjunto, destaca-se a sólida Torre da Homenagem, local onde habitavam os proprietários do castelo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO castelo está construído por altos muros que ligavam as torres.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa parte superior, podemos ver as denominadas Almenas, estruturas que realçavam os mesmos. Geralmente, ditas estruturas mantém uma mesma distância entre si, deixando suficiente espaço para atirar objetos de defesa, como pedras, azeite fervendo, etc. Segundo a época de construção e estilo predominante, encontramos Almenas quadradas (em sua grande maioria), cortadas em agulhas, em formato piramidal, etc. O conjunto de Almenas da muralha denomina-se Parapeito.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAObservamos também as chamadas Cañoneras, aberturas na fortaleza cuja função era permitir o disparo de armas de fogo. As mais primitivas (como podemos ver na presente fortificação) tinham um formato circular em uma de suas extremidades. Com a evolução das peças de artilharia, tornaram-se mais largas, em forma de “caixas”. Em épocas posteriores, foram colocados os canhões.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADesde o  castelo, contemplamos a totalidade do povoado abaixo e, desde suas aberturas, vemos a Igreja de Santa Ana.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs belas vistas nos oferecem a possibilidade de admirar os campos de Castilla.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário