Biblioteca Nacional – Madrid

Além dos bares e cafés disponíveis ao público, o Paseo de Recoletos oferece, também, eventos culturais em algumas das instituições situadas em seu perímetro. Uma delas é o Centro Cultural Mapfre, que realiza várias exposições temporais ao longo do ano, todas elas de altíssimo nível.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANo entanto, a instituição cultural mais relevante é a Biblioteca Nacional, situada no mesmo local onde antigamente existiu o Convento dos Frades Recoletos, hoje desaparecido, mas que originou o nome da alameda. A biblioteca está sediada no Palácio dos Museus Nacionais, que acolhe também o Museu Arqueológico Nacional, com entrada pela rua paralela, a Calle Serrano.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFundada durante o reinado de Felipe V, inicialmente a Biblioteca Nacional denominou-se Real Biblioteca Pública (1712). Ao longo do séc. XVIII e do século seguinte, a instituição esteve sediada em vários locais distintos, e em 1836 passou a ser propriedade estatal, com a denominação atual.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO projeto da atual construção data de 1852, feito pelo arquiteto Francisco Jareño y Alarcón, mas foi iniciada somente em 1866, quando Isabel II colocou sua primeira pedra. Construído no estilo neoclássico, o edifício foi finalizado somente em 1892, e aberto ao público 4 anos depois. Marcado por uma clara simetria e funcionalidade, destaca sua portada principal, decorada com personagens ilustres da vida literária do país.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEstão representados, também, monarcas e eclesiásticos, que ficaram conhecidos por sua sabedoria e erudição, caso do rei Alfonso X, “El Sábio”, e San Isidoro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO edifício está repleto de elementos de caráter clássico, como colunas, típicas da arquitetura grega. Na parte superior da fachada, se ilustra, simbolicamente, a transmissão do conhecimento a todos aqueles que sobem sua escada e entram em seu recinto.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos uma foto da Biblioteca Nacional de finais do séc. XIX.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASua antiguidade a converte em uma das mais importantes do mundo, sendo depositária de um patrimônio histórico e literário excepcional, com aproximadamente 28 milhões de documentos, entre livros, manuscritos, gravados, etc. A instituição possui seu museu próprio, que pode e deve ser visitado. Ao entrar na biblioteca, um grande vestíbulo acolhe, aos pés de uma escada monumental, uma estátua de Marcelino Menéndez Pelayo, personagem literário fundamental de finais do séc. XIX e princípios do XX, e que foi diretor da biblioteca entre 1898 e 1912.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA Biblioteca Nacional é considerada Monumento Nacional desde 1983.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s