A “Catedral” de Justo Gallego – Mejorada del Campo

Algumas cidades tornaram-se conhecidas graças  a vida e obra de um de seus filhos diletos. Tal é o caso de Mejorada del Campo, localidade situada a poucos quilômetros de Madrid. A pessoa a quem me refiro chama-se Justo Gallego Martínez. Atualmente com 81 anos de idade, continua incansável seu labor diário, iniciado a mais de 50 anos. Para compreender a natureza daquilo que realiza, é necessário conhecer alguns dados sobre sua vida e, para tanto, o próprio Justo nos fornece algumas informações.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Como vimos acima, Justo Gallego começou a obra de sua vida depois de ser expulso do Monastério de Santa Maria de Huerta (Província de Sória), devido à tuberculose. Curado, segundo ele, pela Virgem do Pilar, começou a construir, à semelhança de uma catedral cristiana, uma obra monumental em agradecimento a Deus e a padroeira de Espanha.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA É impressionante como, sem qualquer formação acadêmica relacionada a construção e a arquitetura, Justo ergueu sua majestosa “catedral”. Todo o conhecimento aprendido se deve a leitura que empreendeu, ao longo de sua vida, sobre as construções de castelos e catedrais. Seu aprendizado foi interrompido depois da eclosão da Guerra Civil Espanhola.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A “Catedral de Justo Gallego”, apesar de assim denominada pelos habitantes da cidade, e por todos aqueles que a conhecem, na verdade oficialmente não é um templo ao não estar consagrada, nem ser reconhecida pela Diocese de Alcalá de Henares, a qual pertence o município.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Além do mais, a construção foi realizada, e continua sendo, sem nenhum plano arquitetônico, pois seu projeto encontra-se na imaginação deste homem admirável que, não obstante, reconhece atualmente a necessidade de que alguém o execute.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Em 2005, uma campanha publicitária de uma bebida chamada “Aquarius” proporcionou a Justo e sua catedral fama internacional, e o Museu de Arte de Nova York (MAM) dedicou uma exposição fotográfica a ele e sua original e incrível criação.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A construção ocupa um terreno de quase 5 mil metros quadrados, propriedade de Justo e sua família. Hoje em dia, a catedral mede 35m de altura, 60m de comprimento e 25m de largura, e consta de todos elementos constitutivos de uma catedral clássica, como cripta, claustro, colunas, arcadas, pórtico, etc. Abaixo, vemos a excepcional cúpula.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Tal como um “Gaudi anônimo”, Justo utiliza, para a edificação do edifício, materiais reciclados variados, em sua maior parte doados por empresas e particulares. Predominam os tijolos defeituosos, cedidos por uma fábrica local de cerâmica.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Para a execução dos pilares, Justo utilizou garrafas de plástico cheias de cimento. Para servir como polea, nada mais inovador que uma roda de bicicleta…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

No próximo post, conheceremos um pouco do interior da Catedral de Justo Gallego, e tenho a certeza que vocês, como eu, se surpreenderão com a magnitude desta obra fantástica e seu realizador exemplar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s