Figueres – Província de Girona

Localizada na Província de Girona, Figueres é a capital da comarca do Alto Ampurdán. Com cerca de 45 mil habitantes, é a cidade mais importante de toda a região norte da Catalunha, um centro econômico e sociocultural. No entanto, Figueres é mundialmente conhecida como a cidade em que nasceu e morreu o pintor Salvador Dalí (1904/1989). Muitos locais da cidade são uma referência à sua memória.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA maior atração do local é o Teatro-Museu Dalí, que possui uma grande quantidade de obras que descrevem sua trajetória artística, desde os primeiros trabalhos até suas criações surrealistas. Inaugurado em 1974, o espaço foi projetado pelo próprio Dalí.

DSC05662Foi construído sobre as ruínas do antigo Teatro Municipal da cidade (séc. XIX), e destruído durante a Guerra Civil Espanhola. Situado na Praça Gala-Salvador Dalí, é um dos museus mais visitados de todo o país.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO museu está decorado com elementos surrealistas, sobressaindo sua cúpula metálica. Debaixo dela, desde 1989 descansa os restos do genial e excêntrico artista, segundo seu desejo expresso em vida.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAIMG_2245Entre as dependências do edifício, destaca a Torre Gorgot, que formava parte da muralha da cidade. No séc. XIX, foi transformada em depósito de água municipal e em 1931, tanto a torre quanto o edifício anexo foram restaurados. Finalmente, em 1983, foi adquirida pela prefeitura, permitindo a ampliação do museu. A torre foi a residência do pintor desde 1984 até o final de sua vida, sendo que quis mudar o nome para Torre Galatea, em homenagem à sua mulher e musa.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA história da criação do museu surgiu em 1961, quando o então prefeito da cidade fez uma proposta a Dalí, para que se realizasse um centro cultural dedicado à sua obra. O pintor ficou fascinado com o aspecto espectral das ruínas do antigo teatro, escolhendo o local como futura sede. Em suas próprias palavras: “O Teatro Municipal me parece adequado adequado por três razões: primeira, porque sou um pintor eminentemente teatral;segunda, porque o teatro está situado diante da igreja em que fui batizado e terceira, porque foi precisamente na sala do vestíbulo do teatro onde realizei minha primeira exposição de pintura.”

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA igreja à qual se refere Dalí é a de Sant Pere, construída entre os séc. XIII e XVIII. De estilo gótico inicial, foi reformada posteriormente, sendo que a torre e a cabeçeira foram levantadas já no estilo neogótico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADepois de sua criação, todo o espaço que o rodeia foi transformado num museu ao ar livre, realizado por Dalí. Entre várias esculturas, destaca o monumento em homenagem ao filósofo e amigo do pintor Francesc Pujols, que culmina com os característicos ovos dourados, marca registrada do pintor.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADesta forma, o Teatro-Museu Dalí foi descrito como o maior Objeto Surrealista do mundo. Abaixo, vemos outra intrigante escultura.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADestaca também o conjunto de obras realizadas pelo artista com a finalidade de serem expostas de forma permanente dentro do museu, como é o caso da Sala Mae West, e o Cadillac Chuvoso. Atualmente, o museu é gestionado pela Fundaçao Gala-Salvador Dalí.

IMG_2250IMG_2246

Anúncios

2 respostas em “Figueres – Província de Girona

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s