Girona – Catalunha

A cidade de Girona (no idioma oficial catalão. Em castelhano, Gerona), é uma das quatro capitais provinciais da Comunidade da Catalunha. Com cerca de 100 mil habitantes, foi em sua origem povoada por tribos ibéricas, e posteriormente colonizada pelos romanos, que a denominaram Gerunda. No séc. I aC, foram levantadas as muralhas. Desta época, conservam-se algumas partes do recinto, ampliado no período medieval.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAs muralhas podem ser percorridas numa rota chamada Passeio Arqueológico, que proporciona excelentes vistas da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos a Torre de Sant Domènec, construída no séc. XIV.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAJá o imponente Portal de Sobreportes foi levantado no séc. III dC, e reformado nos séc. XI, XIII e XIV.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADurante o período romano, Girona teve seu primeiro período de esplendor como sede eclesiástica, unida à sede metropolitana de Taragona. O domínio árabe pouco durou, graças à proximidade geográfica com o Império de Carlos Magno. As muralhas reforçaram e ampliaram os limites da cidade. Durante sua construção medieval, a comunidade judia teve um importante papel, e o bairro onde se concentravam (judería) é um dos mais conservados de todo o continente, constituindo, por si só, uma das atrações da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA antiga sinagoga foi transformada num centro de estudos e Museu de História da comunidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm dos principais problemas históricos de Girona foi a união de suas duas partes, separadas pelo Rio Oñar. Em sua margem direita, encontra-se o centro antigo, enquanto na esquerda, situa-se a parte nova da cidade. A construção mais representativa deste esforço é a Ponte de Pedra, inaugurada em 1856, que substituiu a medieval Ponte de São Francisco.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERATambém erguida no séc. XIX (1877), a Ponte de Ferro foi realizada pela Companhia de Gustave Eiffel.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUma das principais estampas da cidade são as coloridas Casas Colgadas (suspensas) sobre o Rio Oñar.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANo próximo post, conhecermos o Centro Histórico de Girona, um dos mais importantes de toda a Catalunha.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s