Catedral de Girona

Desde o começo do cristianismo, Girona foi  sede episcopal, assentada na Igreja de Santa Maria, construída sobre a tumba do mártir San Félix. No ano 717, os árabes apropriaram-se do templo, convertendo-o em mesquita. Com a conquista da cidade pelos Francos, voltou a ser um edifício cristão, sendo novamente consagrada no ano 908. A atual construção está documentada desde 1015, quando se procedeu a reforma da igreja, então num estado lamentável.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADe fato, a Catedral de Santa Maria de Girona foi construída em 3 etapas distintas, com o respectivo estilo predominante em cada momento de suas reformas e ampliações. Iniciada no Românico, dentro da igreja vemos uma maquete com o aspecto que tinha no séc. XI.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo séc. XIV, foram realizadas as primeiras reformas em relação ao templo original românico, construindo-se uma nova cabeçeira, cujo  tamanho insuficiente impossibilitava o culto litúrgico. Com relação à nave, a ideia original estava composta pela construção de 3 espaços. No entanto, decidiu-se pela construção de uma única e imensa nave, cuja polêmica e debate durou cerca de 50 anos. Finalmente, o projeto recaiu no arquiteto Guillermo Bofill, que levantou uma nave de 50m de comprimento e 34m de altura. Sua largura de 23m transformou a Catedral de Girona no templo gótico mais largo do continente europeu. O arquiteto construtor não chegou a ver sua obra terminada, pois foi definitivamente finalizada apenas no séc. XVI.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo interior, encontram-se dois rosetones, construídos pelo vidreiro barcelonês Françesc Saladriga no séc. XVIII, considerado um dos melhores do barroco espanhol.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA Catedral de Girona está situada na parte mais alta da cidade, segundo o costume medieval. Das muralhas, obtemos uma bela vista de seu perfil.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA fachada foi reformada em época barroca e terminada em 1733, estando formada por 3 partes em forma de retábulo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos a parte externa de um dos rosetones, e uma das esculturas que compõem a fachada.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA denominada Porta dos Apóstolos foi levantada na segunda metade do séc. XIV, e permaneceu inacabada. Lamentavelmente, durante a Guerra Civil Espanhola perdeu toda sua decoração escultórica. Abaixo, vemos uma foto antiga, com as esculturas dos apóstolos e uma outra atual.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA imponente torre pode ser apreciada de vários pontos da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa parte mais alta da catedral, existe a figura de um anjo. Inicialmente, tratava-se de uma representação da Fé, já que a figura tinha os olhos vendados. Depois de realizada sua restauração, foi colocada a cabeça com os olhos sem tapar, pois a escultura era conhecida como ” O Anjo”. Além do mais, a grande distância da escultura em relação ao solo dificultava a observação das vendas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos uma das vidreiras do presbitério, cujas cenas narram a vida da Virgem Maria, e foram realizadas no séc. XVI.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa foto a seguir, vemos o ábside.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAo lado da catedral, encontra-se o Palácio Episcopal, cujo edifício é atualmente a sede do Museu de Arte de Girona.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo próximo post, conheceremos o claustro românico da Catedral de Girona, um referente do estilo no âmbito espanhol, além do magnífico e único “Tapete da Criação”, exposto no Museu Catedralício.

Anúncios

2 respostas em “Catedral de Girona

  1. oi,
    sou estudante de arquitetura e urbanismo e estou fazendo um trabalho sobre esta igreja. gostaria de saber se você possui algum corte da igreja.

    • Olá, grato por visitar meu blog e também pelo comentário. Vou dar uma olhada nos meus livros, e se encontrar a planta da Catedral de Vitória terei o maior prazer de enviá-la ao seu email…

      Roberto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s