Igreja de San Antonio de los Alemanes – Madrid

A Igreja de San Antonio de los Alemanes surpreende a todos aqueles que tem o privilégio de visitá-la, constituindo-se num dos templos mais notáveis de Madrid. Erguida inicialmente como Igreja de San Antonio dos Portugueses, complementava o antigo hospital dedicada à comunidade lusa de Madrid, criado por Felipe III em 1606. Convém recordar, que nesta época, Portugal pertencia aos reinos hispanos. Iniciada em 1624, sua construção prolongou-se até 1633, e foi projetada por um arquiteto jesuíta, chamado Pedro Sánchez. Quando Portugal tornou-se novamente independente, a rainha Mariana de Áustria, segunda esposa de Felipe IV, cedeu o templo à comunidade de alemães católicos em 1668, numerosa na corte desde a chegada da rainha consorte Mariana de Neoburgo. Dessa forma, tanto o nome do hospital, quanto da igreja foram mudados, embora se conservasse a titularidade do templo a um santo português. A austera fachada principal está coroada por uma estátua do santo, realizada pelo artista português Manuel Pereira em 1647.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO templo possui uma inusual planta elíptica, algo raro em Espanha. Na época, tanto Bernini, quanto Borromini, lançaram uma moda em Roma relativa às formas elípticas das construções, que logo depois expandiu-se pela Europa. Mas o que realmente assombra o visitante é que o templo está totalmente decorado com pinturas ao fresco, tanto nas paredes, quanto na cúpula.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO interior da igreja é um perfeito exemplo do ilusionismo barroco, em que as pinturas se unem à arquitetura e à escultura dos retábulos, criando um colorido efeito teatral, de movimento. Neste período artístico, havia uma estreita relação entre Liturgia e Teatro, que propiciava um ambiente religioso que envolvia os fiéis, ajudando-os a desenvolver sua espiritualidade, com pinturas que refletiam as histórias dos mártires e dos santos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs pinturas da cúpula, por ex., retratam a Apoteose de San Antonio, que ascende aos céus rodeados de anjos. Esta parte da cúpula foi pintada por Juan Carreño de Miranda.

OLYMPUS DIGITAL CAMERARodeando a cena principal, uma série de elementos arquitetônicos, como colunas, dão um “suporte” à representação, e foi pintada por Francisco Rizi. Os muros curvos da igreja foram pintados por Luca Giordano, que retratou vários milagres de San Antonio. O Altar Maior está presidido, no centro, por uma excelente escultura de San Antonio com o menino Jesus, obra prima de Manuel Pereira (1631), cercado por um grupo de seres angelicais, realizado por Francisco Gutiérrez.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO tema dos anjos foi um dos preferidos pelos artistas do séc. XVII, que neles expressavam sentimentos de alegria e força, em contraponto às dramáticas cenas da paixão ou dos martírios dos santos. Ao redor do altar maior, foram colocados 6 altares realizados por vários artistas, entre os quais o próprio Luca Giordano, dedicado ao calvário. Sem dúvida, é o melhor de todos, pelo dramatismo da cena. Na parte inferior, vemos uma talha com a Virgem de la Soledad (solidão).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO pintor italiano realizou também, em 1694, um quadro de Santa Ana com a Virgem ainda menina, e San Joaquim, que olha para o céu agradecendo pela escolha de sua filha como mãe de Jesus.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutro de seus quadros representa a San Carlos Borromeo curando os enfermos. Na parte superior, vemos um retrato de Carlos II e, sobre o altar, uma imagem do arcanjo San Rafael.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa parte superior de todos os retábulos, foram pintados retratos de reis e rainhas de Espanha, obra de Francisco Ruiz de la Iglesia. Abaixo, vemos a imagem de Felipe IV.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 1701, a igreja e o hospital passaram a ser propriedades da Hermandade do Refúgio, instituição que prestava auxílio aos necessitados de Madrid. Os reis espanhóis sempre pertenceram à instituição, como o atual rei Juan Carlos e sua esposa, D. Sofia, que nela ingressaram em 1990. A Igreja de San Antonio de los Alemanes foi declarada Monumento Nacional em 1972.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s