O Matadouro de Madrid

O Matadouro de Madrid é um claro exemplo de transformação de um local que, ao longo de sua história, modificou totalmente a função a que estava destinado originalmente. Situado próximo ao Rio Manzanares, o Matadouro Municipal de Arganzuela combina perfeitamente os elementos da arquitetura industrial de princípios do séc. XX com elementos da tradição mudéjar, como o tijolo e a cerâmica.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERASua construção foi motivada pelo aumento populacional da cidade, bem como para substituir o antigo matadouro existente na Porta de Toledo. O arquiteto encarregado do projeto foi Luis Bellido y González e o engenheiro principal, José Eugenio Ribera. O complexo estava composto por 48 edifícios, construídos entre 1911 e 1925. Abaixo, vemos uma foto antiga, da época de sua construção.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAlém de sua função principal, estava também dedicado ao Mercado de Gado da capital. Os edifícios destinados à matança estavam formados por um conjunto de 5 naves paralelas, levantadas entre 1911/1918.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEsteve operativo desde 1920 a 1996. A partir de então, foi fechado e começou a ser utilizado como um espaço cultural, acolhendo inicialmente em um de seus edifícios, a sede do Ballet Nacional de Espanha e da Companhia Nacional de Dança.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA denominada Casa do Relógio, antigamente Centro Administrativo e Pavilhão de Serviços Gerais do matadouro, hoje funciona como a sede da Junta Municipal do Distrito de Arganzuela.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAtualmente, foi transformado num imenso espaço cultural Chamado Matadouro Madrid, dedicado a variadas formas artísticas e exposições temporais. Seu campo de atuação engloba tanto a investigação e formação, como a produção e difusão  das seguintes modalidades artísticas: Teatro, Artes Visuais, Desenho, Música, Dança, Arquitetura, Urbanismo, Paisagismo, Moda, Literatura e Cinema, buscando um enfoque sempre integral e multidisciplinar.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA Na chamada Nave do Espanhol, o espaço foi destinado aos espetáculos teatrais, com duas salas e um café-teatro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Cineteca possui uma ampla programação de filmes do gênero não ficção, exibindo principalmente documentais. Já a Casa do Leitor tornou-se um centro de divulgação do livro e da leitura, situado numa das naves de matança de gado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANeste centro podemos ver exposições de temáticas diversas, como a excelente realizada recentemente sobre a figura do Drácula.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutras mostras estão dedicadas às formas artísticas contemporâneas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Casa do Leitor dispõe de um amplo espaço destinado à leitura.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO edifício Intermediae desenvolve projetos culturais abertos à participação pública.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Cine sem Autor é um deles. Sua metodologia consiste em que todas as etapas de uma produção cinematográfica sejam realizadas por não profissionais da área audiovisual em geral. Desta forma, qualquer pessoa criativa pode participar e fazer sua própria realização, convertendo o processo num grande acontecimento social.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Nave 16 é um enorme espaço expositivo com mais de 4 mil metros quadrados, oferecendo diversa programação.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAlém do mais, o complexo cultural possui uma Central de Desenho e uma Nave Musical, com estúdios de gravação, salas de ensaio e cenários para concertos. Recentemente, foi palco de uma apresentação da brasileiríssima Maria Creuza, cujo repertório homenageou nosso querido poeta Vinícius de Moraes.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Uma resposta em “O Matadouro de Madrid

  1. Beto, adorei esse post! Mesmo depois de anos em Madrid, não conhecia esse lugar. Estará na minha próxima visita! Um abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s