Talavera de la Reina – Prov. Toledo

A cidade de Talavera de la Reina é a mais populosa da Província de Toledo e a segunda de toda a Comunidade de Castilla- La Mancha. Com aprox. 90 mil habitantes, dos quais 10% de estrangeiros, é superada apenas pela cidade de Albacete. Povoada desde tempos remotos, na região onde se encontra, foram achados vestígios do Paleolítico e do Neolítico. Os povos celtas povoaram a região, principalmente o grupo denominado de Verracos. Durante o período romano, Talavera denominava-se Caesarobriga, formando parte da província de Lusitânia, com uma pujante economia já no séc. I dC. A cidade ocupa uma zona estratégica no vale médio do Rio Tajo, fator essencial para seu desenvolvimento, pois localiza-se num eixo de comunicação que engloba tanto o norte-sul, quanto o leste-oeste. Várias pontes cruzam a cidade, das quais a mais antiga é a chamada de Ponte Romano.

OLYMPUS DIGITAL CAMERATambém chamada de Ponte Velha ou de Santa Catalina, somente uma pequena parte de sua estrutura pertence à época romana, não estando à vista, por estar situada em seus alicerces. Reformada em várias ocasiões, foi reconstruída em 1483, cujo aspecto é o que vemos atualmente.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACom 426m de comprimento, a construção da Ponte de Ferro foi iniciada em 1904, e supôs a aplicação dos princípios construtivos derivados da Revolução Industrial.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAInaugurada em 1908, foi restaurada em 1994 e rebatizada como Ponte Reina Sofia.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Rio Tajo é o de maior extensão de toda a Península Ibérica, e divide a cidade de Talavera em duas, sendo que sua maior parte situa-se em sua margem direita. Fico devendo uma foto da Ponte de Castilla-La Mancha, inaugurada em 2011 e uma das maiores de todo o país. O cristianismo se estabelece na cidade com a chegada dos Visigodos, e atualmente podemos admirar uma grande quantidade de templos, conventos e igrejas. O Convento de La Encarnación de las Madres Bernardas é um deles. Foi construído pelo frade Lorenzo de San Nicolás entre 1610 e 1625, num estilo típico da cidade, denominado Barroco-Mudéjar.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA Igreja de El Salvador é considerada uma das mais antigas, com documentos que comprovam sua existência desde 1145.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOs árabes legaram à cidade o primeiro recinto de muralhas que se construiu. Dito sistema defensivo era glorificado pelos próprios viajantes árabes como as mais altas e melhores construídas de todo o território Hispano-Muçulmano.

OLYMPUS DIGITAL CAMERALevantadas no séc. X, a muralha árabe foi reforçada pelos reis cristãos, depois que  Alfonso VI reconquistou a cidade, dois anos antes que Toledo. Para tanto, foram erguidas as denominadas Torres Albarranas, no séc. XIII.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAForam incorporadas 47 destas torres, um autêntico exemplo da arquitetura militar da Idade Média, que transformaram a cidade numa das mais seguras de todo o território.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUma dos acessos da muralha era a Porta de Sevilha, que indicava a direção desta cidade. Trata-se de uma construção simples feita de tijolo e, em sua parte superior, vemos o escudo de armas do Cardeal Quiroga, arçobispo de Toledo que ordenou sua construção em 1579.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos a Porta de Zamora.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEsta outra é uma cópia reconstruída de uma original do séc. XV.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 1294, o rei Sancho IV concedeu um privilégio para que a cidade celebrasse uma feira de gado que continua existindo atualmente. De fato, no escudo de Talavera de la Reina podemos observar as torres e a representação de dois gados.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo próximo post, continuaremos visitando Talavera de la Reina…até lá!!!

Uma resposta em “Talavera de la Reina – Prov. Toledo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s