O Lhardy e a Casa Labra – Madrid

Dos restaurantes históricos construídos em Madrid no séc. XIX, poucos são os que sobreviveram ao passo do tempo. Por isso, aqueles que se conservaram são muito apreciados pelos habitantes da capital. Hoje, conheceremos dois deles.  Ambos situados próximos à Puerta del Sol, tornaram-se famosos por motivos diferentes. Um dos restaurantes mais antigos da cidade, o Lhardy, localiza-se na Carrera de San Jerónimo, e desde sua fundação em 1839 converteu-se num dos estabelecimentos mais elegantes de Madrid. A parte inferior do edifício é uma pastelaria e à sua direita está a escada de acesso ao restaurante.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASeu fundador, o francês Émile Huguenim, aprendeu o ofício de pasteleiro (uma referência àquele que faz doces, e não pastéis, como os conhecidos no Brasil…) em seu país e logo foi para Paris para trabalhar como cozinheiro. Foi aconselhado a mudar para  Madrid, e apresentar na capital espanhola as delícias do paladar francês, praticamente desconhecida na época. Depois de instalar-se, inaugurou o restaurante com o nome inspirado num prestigioso restaurante da capital francesa, o Hardy. Quando Èmile faleceu em 1887, seu filho Agustín incorporou o nome de restaurante no seu sobrenome. Dirigiu o restaurante até 1926, quando foi vendido a dois sócios, Milagros Novios e Javier Pagola. Os atuais proprietários do Lhardy são seus descendentes. Já a conhecida Casa Labra foi fundada um pouco mais tarde, em 1860. Nela, começaram a reunir-se de forma clandestina em 1879, um grupo de pessoas cujo objetivo era realizar uma conspiração política, numa época em que a exploração da classe trabalhadora desencadeava cada vez mais reações militantes.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOs líderes deste movimento almejavam a criação de uma organização que defendesse os direitos trabalhistas, como liberdade política, redução da jornada de trabalho, o direito à greve, etc. Pablo Iglesias, então com 28 anos, foi eleito o presidente do que passou-se a denominar Partido Socialista Obrero Espanhol (PSOE), cargo que ocupou até sua morte em 1925. O partido que foi fundado de maneira secreta foi legalizado em 1881. Uma placa na fachada do restaurante celebra o acontecimento.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa época, a Casa Labra era uma das inúmeras tabernas que existiam em Madrid. Atualmente, graças à estratégica localização, tornou-se um local popular para tomar uma cerveja e comer umas tapas. A especialidade do estabelecimento é o Bacalhau frito, conhecidos como “Soldaditos de Pavía”, apelido que alude à cor do uniforme que tinham os membros da divisão do exército espanhol que venceu a Batalha de Pavía em 1525. A decoração do lugar praticamente não sofreu mudanças, conservando elementos de sua construção original.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAConservam-se até mesmo frases de bar, que de algum modo perderam sua validade…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s