Palace Hotel – Madrid

A finais do séc. XIX,  os avances técnicos e a qualidade do transporte ferroviário espanhol estimularam uma maior quantidade de turistas a Madrid. Para acomodar os turistas de alto poder aquisitivo, era necessária a construção de um hotel que estivesse a altura da capital espanhola. Por este motivo, nasceu um dos hotéis mais exclusivos e de maior história da cidade, o Palace.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO novo estabelecimento foi, na verdade, um pedido pessoal do rei Alfonso XIII ao empresário de origem belga George Marquet, para que fosse o responsável de sua construção. Este confiou as obras à empresa Leon Monnoyer et Fils que conseguiu, num prazo de apenas 15 meses, levantar toda a estrutura do edifício. Para alcançar este logro, foi empregado um material que representava toda uma novidade na época, o concreto armado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA localização do hotel não podia ser mais favorável, entre as Praças de Canovas del Castillo e a Praça das Cortes, situadas em frente ao Paseo do Prado. O Hotel Palace inaugurou-se em 1912 e com 400 quartos foi considerado o maior do continente, na época. O local escolhido esteve ocupado anteriormente pelo Palácio dos Duques de Medinaceli, derrubado em 1895.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 1914 foi premiado como o melhor edifício realizado na cidade. O hotel inovava com a presença de telefones em cada uma de seus quartos. Logo depois, George Marquet adquiriu o Hotel Ritz (cuja imagem vemos abaixo), situado do outro lado do Paseo del Prado, e seu maior concorrente.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Ritz foi construído poucos anos antes que o Palace, e nele hospedavam-se personalidades famosas que reservavam quartos durante prolongadas estadias na cidade. Um deles é um velho conhecido dos brasileiros, Alberto de Santos Dumont. Durante os dois conflitos mundiais que devastaram o continente,a neutralidade espanhola favoreceu a vinda da realeza e da alta burguesia à capital, fazendo com que ambos hotéis estivessem sempre repletos. Esta situação fez com que o Palace fosse denominado como “O último reduto da civilização”. Na foto a seguir, vemos a entrada do hotel, e detalhes de sua decoração externa.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANo hall de entrada, uma placa comemora a rapidez de sua construção.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAArquitetonicamente, a fachada pertence à corrente denominada ecleticismo, e foi inspirada nos hotéis parisienses da época. Em sua famosa cervejería, era habitual a presença de políticos, graças a proximidade com o Congresso de Deputados, e de artistas, entre os quais Garcia Lorca, Salvador Dali e Luis Buñuel. Durante o período compreendido pela Guerra Civil (1936/1939), a clientela diminuiu bruscamente, e uma parte do edifício acolheu a Embaixada da União Soviética na cidade. O resto do edifício foi transformado em Hospital de Sangue para os milhares de feridos que se produziam diariamente na capital. Ao final da contenda, George Marquet recuperou sua função original.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADurante os anos 40, o Palace foi um dos centros mais populares do país para a aprendizagem do ofício de Barman. Neste período, uma lista interminável de toureiros famosos, artistas e personalidades do cinema americano começam a aparecer habitualmente nas listas de hóspedes do hotel (entre outros, Nijinsky, Picasso, Orson Wells, Rita Rayworth, Ava Gardner, etc). Nos anos 50, o hotel alcançava enorme popularidade, graças ao centralismo administrativo da ditadura de Franco, que obrigava a pessoas com negócios e títulos que viajassem a Madrid para o cumprimento de qualquer trâmite que necessitassem. No interior, podemos conhecer um espaço circular denominado Jardim de Inverno, construído no estilo Art Noveau.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO local está coberto por uma maravilhosa cúpula de cristal, permitindo a entrada de luz natural.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm torno a ele, estão situados os salões e restaurantes do hotel. Pelo menos uma vez na vida, vale a pena tomar uma cerveja no jardim (por certo, bem cara…), e admirar sua beleza. O auge econômico dos anos 60 e 70 devido ao incremento do turismo, além da abertura do país ao exterior, provocou uma nova onda de turistas. Se introduz uma novidade em suas dependências, o Ar Condicionado. Com a construção de novos grupos hoteleiros, a concorrência aumentou e o hotel passou de propriedade da família Marquet ao grupo Starwood, que adquiriu o imóvel pela quantia de 385 milhões de euros.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s