Daroca Românica e Mudéjar

O patrimônio monumental da histórica cidade de Daroca é um dos mais importantes de toda a Comunidade de Aragón. Apesar de ter perdido ao longo dos séculos igrejas, sinagogas, fontes, etc, a vila possui catalogados cerca de 200 edifícios de interesse histórico e artístico. Entre eles, destacam suas igrejas de estilo românico e mudéjar, algumas delas consideradas como as mais antigas de toda a comunidade aragonesa.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADas 3 igrejas que vamos ver no post, duas delas (Igreja de San Juan e de Santo Domingo) compartem históricamente características comuns. Construídas inicialmente no estilo românico (séc. XII), as obras foram interrompidas por problemas econômicos, sendo concluídas somente no século seguinte, quando são adotados elementos construtivos mudéjares. A importância e singularidade do Mudéjar de Aragón foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Igreja de Santo Domingo foi iniciada pelo ábside na segunda metade do séc. XII. Sua torre, edificada no final do séc. XIII e princípios do séc. XIV, é considerada a mais antiga do mudéjar em Aragón.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANela podemos observar nitidamente a mudança dos elementos construtivos. Sua parte inferior construída em pedra pertence ao estilo românico, enquanto em sua parte central e superior foi utilizado o tijolo, característico dos artesãos mudéjares que a construíram.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo séc. XIV, foi acoplada à torre e ao ábside a igreja que vemos atualmente.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs janelas da torre possuem características da tradição muçulmana. Abaixo, vemos uma imagem do ábside.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Igreja de Santo Domingo foi erguida sobre uma das mesquitas de Daroca. Em seu ábside combinam-se os elementos de ambos estilos, românico e mudéjar.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA seguir, vemos a porta de entrada do templo, com um arco de clara influência islâmica.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Igreja de San Miguel é o templo da cidade que conserva de modo mais intacto sua construção românica original.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEdificada também no séc. XII, sua construção prolongou-se até a época barroca. A portada românica está formada por cinco arcos e um tímpano em que somente intuímos os elementos do desaparecido relevo com a imagem da majestade de Cristo, envolto numa mandorla, e rodeado dos 4 evangelistas e seus símbolos, conhecidos em conjunto como Tetramorfos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO interior guarda maravilhosas surpresas ao visitante. Entre 1518/1520 foi construído o coro, cujo teto coberto com bôvedas estreladas é típico da fase final do gótico espanhol.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASan Miguel pertence ao estilo românico denominado de transição, em que as formas puras do estilo combinam-se com elementos que anunciam a chegada do gótico. No interior podemos observar arcos de ambas tendências. O chamado Arco de Meio Ponto ou semicircular é típico do românico, enquanto o Arco Ojival é uma característica do gótico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO maior destaque do templo, porém, é o excepcional conjunto de pinturas góticas que conserva.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs pinturas representam, como motivo central, a Coroação da Virgem Maria.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo conjunto observamos 12 anjos músicos, com seus instrumentos antigos. Esta tradição musical, representada nas pinturas, foi materializada com o Festival de Música Antiga, que se celebra todos os anos no mês de agosto. O ambiente da cidade, mágico por si só, torna-se extraordinário, com os artistas ensaiando por todas as partes da cidade para os concertos realizados à noite, em suas igrejas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s