A Catedral de Teruel

A Catedral de Santa Maria de Mediavilla de Teruel é uma das construções mais importantes da Arte Mudéjar de toda a Espanha, sendo um dos escassos templos catedralícios construído neste estilo em todo o país.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASua origem encontra-se na antiga Igreja de Santa Maria, edificada no estilo românico em 1171, e finalizada com a construção da excepcional torre mudéjar em 1257. Logo depois, a obra românica foi reformada, dotando o templo de 3 naves mudéjares. No séc. XIV, foi a vez do antigo ábside românico ser substituído por outro no estilo gótico-mudéjar. Em 1423, foi elevada à condição de Colegiata.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo séc. XVI (1538), ergue-se o maravilhoso cimbório da nave central, de planta octogonal e decoração combinando os estilos plateresco e mudéjar.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACom a criação da Diocese de Teruel, foi promovida a catedral, e consagrada como tal em 1587. Finalmente, no séc. XIX (1909), realiza-se uma nova fachada no estilo neomudéjar pelo arquiteto catalão Pablo Monguió. O pórtico se fecha com uma reja  (portão de ferro que delimita as capelas, coros, pórticos, etc) do séc. XV.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA torre da Catedral de Teruel é considerada uma das torres mudéjares mais antigas do país. De planta quadrada, possui 3 corpos profusamente decorados com azulejos e cerâmica vidriada, e rematada por uma estrutura octogonal, colocada no séc. XVIII.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASe o exterior do templo é formidável, o interior guarda um dos tesouros mudéjares mais impressionantes que existem. Toda a parte superior da nave central está coberto por um teto mudéjar de 32m de comprimento, feito de madeira no séc. XIV. Sua função, além de decorativa, é estrutural, algo raro neste tipo de estrutura, que normalmente possuem somente a função ornamental. Infelizmente, está terminantemente proibido tirar fotos do interior. Há alguns anos atrás, pude tirar apenas uma foto, que não ficou nada boa…Para que vocês tenham uma ideia desta beleza, abaixo vemos a imagem, com seu plano geral.

DSC01495Nele, vemos representações históricas, religiosas e de costumes da época. Permaneceu em perfeito estado devido a que foi coberto por um teto falso no séc. XVIII, fato decisivo para a sua conservação. Para os (as) interessados em conhecer a fundo esta incrível obra de arte, sugiro uma  página sobre a Arte Mudéjar Aragonesa, como fonte de consulta e visualização:

http://www.aragonmudejar.com/teruel/…catedral/techumbre…

A torre, o cimbório e o teto interior compõem a lista de monumentos mudéjares da catedral, incluídos como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. A Catedral de Teruel foi catalogada também como Monumento Nacional em 1931.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s