Um Passeio por Teruel – Segunda Parte

A cidade de Teruel adquiriu fama no séc. XX com a Guerra Civil Espanhola, ao ser o enclave da decisiva Batalha de Teruel. Foi a única capital provincial de todo o país a ser reconquistada pelo exército republicano. Seu clima caracteriza-se por invernos bastante rigorosos, com temperaturas de até 10 graus abaixo de zero, devido a sua altitude de 915m acima do nível do mar. Um de seus produtos gastronômicos mais conhecidos é o famoso Jamón de Teruel, cuja qualidade foi reconhecida por ser um produto com Denominação de Origem. A cidade conserva praticamente intacta sua estrutura medieval. Hoje conheceremos outros pontos emblemáticos de seu centro histórico, começando pela Praça Francês de Aranda. Nela situa-se o Convento do Sagrado Coração, uma construção neogótica levantada entre 1895/1899, exemplo das correntes arquitetônicas históricas que entraram em vigor no final do séc. XIX.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAo lado do convento, vemos o Palácio Arçobispal. Sua construção durou quase um século (1587/1683). Deste período conserva-se a portada principal.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO edifício sedia o Museu de Arte Sacra, e antes de conhecer o acervo, passamos por um belo pátio interior.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Museu está dedicado a pintura e escultura medievais, com muitas peças de interesse, como um Cristo e a Árvore da Vida feitos de marfim no séc. XVIII,  procedente de Filipinas, além de pinturas religiosas de várias épocas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOutro museu de visita imprescindível é o Provincial, situado na denominada Casa da Comunidade, um organismo que agrupava as instituições políticas e jurídicas da cidade. O edifício que o acolhe é um típico palácio renascentista aragonês, construído em 1542.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA exposição permanente inclui a área de Etnografia, com utensílios domésticos de épocas antigas, além de objetos relacionados a guerra.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANa parte de Arqueologia, destacam um imenso mosaico romano, além de uma recriação de um assalto das legiões romanas a um povoado da província.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANa praça localizada ao lado da Torre de San Martín, situava-se a antiga mesquita árabe. Hoje o espaço está ocupado pelo Seminário Conciliar (edifício azul na foto), cuja origem encontra-se no Colégio Jesuíta fundado no séc. XVIII. O edifício foi destruído durante a Guerra Civil, e reconstruído entre 1948/1953. A seu lado, está a casa da Cultura, atual Biblioteca Pública.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFinalizamos o post com o Convento das Claras, fundado pelo rei Pedro IV em 1369.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s