O Modernismo em Teruel

Como a Arquitetura Mudéjar, o Movimento Modernista deixou, apesar de não tão conhecido, um importante legado na cidade de Teruel.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO estilo desenvolveu-se graças à conjunção de 3 fatores, que se complementaram perfeitamente: o poder econômico da burguesia no final do séc. XIX, a excelência dos artesãos da cidade e a capacidade criativa do arquiteto Pablo Monguió, autor da grande maioria dos edifícios representativos do Modernismo Terulense.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa central Praça do Torico, por ex., vemos duas obras emblemáticas do arquiteto. A primeira é a Casa de tecidos El Torico, construída em 1912, cuja data aparece na fachada. Seu nome está relacionado a um antigo comércio que existia no térreo, embora atualmente seja propriedade de uma instituição financeira.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERABastante próxima, localiza-se a Casa Madrileña, também nome de uma antiga loja existente. O edifício e seus elementos modernistas são um notável exemplo de adaptação do estilo a um espaço reduzido.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Casa Ferrán, construída em 1910, é uma das principais obras de Pablo Monguió  na cidade aragonesa. Nascido em Tarragona em 1865, trabalhou em Teruel de 1897 a 1923. Faleceu em 1956.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo detalhe, vemos o delicado trabalho dos artesãos locais, que utilizavam o ferro de maneira funcional e decorativa.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Casa Ferrán é uma maravilhosa combinação de pedra, ferro e madeira.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos uma imagem de sua parte inferior, que dá para a rua, com uma singular elaboração decorativa.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPor sua vez, a denominada Casa Bayo, construída em 1903, é reconhecida por sua fachada azulada e os balcões de ferro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERARecentemente restaurada, a Casa Doña Blanca foi construída em 1874, embora sua fachada modernista fosse realizada em 1902 ou 1912 (a dúvida existe pela data pintada na fachada, mas que um pouco borrada provoca a confusão).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO edifício foi transformado na sede da Comarca da Comunidade de Teruel, e em sua bela fachada, destaca a balconada, situada em sua parte central.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Modernismo também favoreceu a edificação de templos religiosos, como a Ermita da Virgem del Carmen. O monumento foi realizado pelo arquiteto valenciano José María C. Pérez em 1903.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa realidade, a ermita enquadra-se dentro da corrente eclética, mediante a combinação de elementos mudéjares, góticos e modernistas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s