Calle Mayor – Madrid

Uma das ruas mais populares e transitadas de Madrid, a Calle Mayor é o elo de ligação entre a Porta do Sol com a Catedral de Almudena e o Palácio Real.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASendo uma das ruas mais antigas da capital, sua história é um espelho da própria história de Madrid.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo princípio denominava-se Calle Almudena em seu primeiro trecho, Calle de las Platerías no segundo, e somente recebia o nome de Calle Mayor em sua parte final.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Calle Mayor, por sua localização, sempre foi um passo obrigatório para as comitivas reais, tanto do período dos Áustrias (dinastia dos Habsburgos), quanto dos reis da dinastia francesa dos Bourbones. Foi escolhida, também, como local de residência de ilustres personagens da vida cultural, como os dramaturgos Lope de Vega e Calderón de la Barca, que viveu no edifício abaixo, como indica a inscrição na fachada.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANela se fixavam a classe comerciante, estando agrupadas segundo o ramo de atividade. A maior parte das ruas que atravessam a Calle Mayor recebem o nome dos grêmios existentes na época, como Calle de los Bordadores, por exemplo. Atualmente, está abarrotada de lojas de souvenirs, que vendem todos os objetos imagináveis relacionados à cidade e ao país.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAMesmo hoje em dia, é possível visitar inúmeros estabelecimentos comerciais de caráter histórico, situados em seu perímetro. A Livraria Madrid, por ex., está dedicada ao comércio e publicação de obras relacionadas somente à história da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA pastelaria El Riojano foi fundada pelo pasteleiro pessoal da rainha Maria Cristina em 1855. Chamava-se Dámaso Maza, e veio a Madrid procedente de sua terra natal, a Rioja. O local apresenta a típica fachada comercial do séc. XIX.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO interior conserva em grande parte seu aspecto original.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA prefeitura de Madrid homenageia todos os estabelecimentos comerciais com mais de 100 anos com uma placa colocada no chão, em frente ao mesmo, pelos serviços prestados a comunidade, como é o caso do El Riojano.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACuriosa é a história da Farmácia Reina Madre. Considerada a mais antiga de Madrid, foi fundada em 1576, e sua primeira atividade estava vinculada à alquimia. Seu nome se explica porque nela compravam seus medicamentos a rainha regente Maria Cristina, no séc. XIX, assim como a rainha Isabel de Farnesio, esposa de Felipe V. A tradição diz que ambas evitavam os serviços da Famácia Real existente no palácio devido ao temor de serem envenenadas. No interior, que conserva a decoração original realizada em 1914, conservam-se mais de 300 objetos de cerâmica e cristal, com seu conteúdo de remédios dentro, dos séc. XVI e XVII. A funcionária da farmácia me contou que ainda existe o túnel secreto que a ligava com o Palácio Real. Infelizmente, as fotos não estão permitidas em seu interior.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm frente à porta de entrada vemos sua placa comemorativa.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADe vida mais recente, encontramos uma rede de restaurantes especializada em servir jamón e derivados, conhecida como Museo del Jamón.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACriado há mais de 20 anos por um senhor procedente de Extremadura, destaca-se por seus preços econômicos. Com somente 2 euros, se pode tomar uma cerveja e comer um delicioso bocadillo. No andar superior de belo edifício onde se encontra, existe também o restaurante, onde podemos comer mais tranquilamente, pois o local costuma estar sempre lotado de gente.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s