Belos Edifícios da Calle Mayor – Madrid

Neste post, veremos alguns dos mais belos edifícios que foram construídos no princípio do séc. XX na Calle Mayor de Madrid. Este período ficou conhecido como “La Belle Epoque”, quando a burguesia encontrou nas novas tendências arquitetônicas uma forma de materialização de seu status social. Combinando os diversos estilos arquitetônicos, corrente conhecida como Ecleticismo, com o nascente Movimento Modernista, muitos foram as  obras realizadas no período, que embelezaram a cidade e fizeram com que Madrid estivesse plenamente integrada dentro do panorama europeu em relação aos novos conceitos artísticos. A denominada Casa de Ruiz Velasco é um bom exemplo. A família proprietária do imóvel encarregou ao arquiteto José López Sallaberry uma reforma do edifício em 1906, cujo objetivo era embelezá-lo e atrair novos inquilinos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO resultado foi uma feliz combinação dos elementos arquitetônicos do Renascimento Espanhol com as suaves linhas do Modernismo Catalão. Em 1913, um dos grandes arquitetos modernistas de Madrid, Jesús Carrasco y Encina, legou uma bela fachada que podemos ver na Calle Mayor.  No entanto,devido ao reduzido número de obras com sua assinatura, tornou-se desconhecido para muitos madrilenhos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos outro edifício que por sua bela composição atrai os olhares de todos que passeiam pela Calle Mayor.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO famoso arquiteto Antonio Palacios, um dos mais respeitáveis e influentes de princípios do séc. XX, realizou uma extraordinária obra em plena Calle Mayor.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAConhecida como Casa Palazuelo, foi construída em 1919 e recebeu este nome graças ao impulsor do projeto construtivo, Demetrio Palazuelo. A fachada apresenta um estilo eclético, marcado por uma organização espacial de caráter clássico. O projeto viabilizou a construção de um dos primeiros edifícios comerciais de toda a cidade, seguindo a linha da moderna Escola de Chicago. O melhor de tudo é que está permitida sua visitação interior, algo que poucos sabem, pois abriga escritórios e lojas diversas. Na verdade, o edifício passa inadvertido, já que os turistas buscam normalmente monumentos emblemáticos e simplesmente desconhecem esta jóia arquitetônica. O pátio interior é uma maravilha, recebendo luz natural de uma vidreira que o cobre.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO interior está constituído por balcões ondulantes e um magnífico trabalho do ferro como elemento decorativo e funcional.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADesde o andar superior, obtemos uma perfeita perspectiva de sua arquitetura.

OLYMPUS DIGITAL CAMERATodos os elementos conservam sua fábrica original, como as lamparinas, feitas de bronze e cristal.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO elevador também é da época da construção. No espaço entre cada degrau, observamos delicados trabalhos de cerâmica.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s