Patones de Arriba – Comunidade de Madrid

Situado a cerca de 60 km de Madrid, encontra-se o município de Patones, em plena Serra de Guadarrama. Sua população está dividida entre a localidade histórica de Patones de Arriba e a cidade nova, chamada Patones de Abajo. No post de hoje, conheceremos o pitoresco povoado de Patones de Arriba.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASeu nome, no mínimo curioso, originou-se do sobrenome que tinham seus fundadores, Patón. Até o século passado, era conhecido simplesmente como Patones, em alusão a estes primeiros fundadores, cuja primeira notícia documentada data de 1527. Em 1687, aparece a existência do denominado Rei de Patones, uma espécie de prefeito ou Juiz de Paz que aplicava a justiça entre seus habitantes. Desde sua origem, o povoado pertenceu à Vila de Uceda, quando em 1769 conseguiu sua independência.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm dos acontecimentos mais relevantes que afetaram a vida deste pueblo ocorreu no séc. XIX, com a construção das primeiras obras de canalização de água para a cidade de Madrid, um imenso projeto de engenharia denominado Canal de Isabel II. No séc. XX, paulatinamente os habitantes foram deixando o lugar, e se estabeleceram na parte plana situada logo abaixo, onde foi criado um novo núcleo populacional depois da Guerra Civil, denominado Patones de Abajo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPatones de Arriba oferece uma das mostras mais representativas da chamada Arquitetura Negra que se encontram na Comunidade de Madrid. Mediante esta denominação se conhece um tipo de arquitetura rural que emprega como elemento construtivo a pizarra (ardósia), um tipo de rocha de coloração escura abundante na região.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs casas estão construídas com poucas aberturas ao exterior, combatendo desta forma as frias temperaturas do inverno. Do mesmo modo, os telhados possuem uma disposição que facilita a dispersão e acumulação de neve. Abaixo, vemos um quadro com a evolução destas construções.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs vivendas (residências) estão compostas por 3 andares, sendo que no primeiro situa-se a cozinha, no segundo os dormitórios e no último um depósito onde se guardavam os grãos. Outro elemento destacável são os fornos tradicionais de pedra, cuja tradição milenária remonta à época romana, como provam os restos arqueológicos encontrados na proximidade do pueblo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAExiste inclusive um lavadeiro, chamado de Fonte Nova, de inícios do séc. XX. Numa sociedade rural tradicional, este era o local de encontro das mulheres, enquanto os homens se reuniam nas tabernas existentes do povoado. Ainda hoje, a condição de potabilidade da água é excelente.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPatones de Arriba está presidida pela Igreja de San José, construída em 1653 como ermita e transformada em igreja cem anos depois. Durante a Guerra Civil, algumas imagens desapareceram e posteriormente deixou de ser utilizada para cultos com a criação de Patones de Abajo. Atualmente, é a sede da Oficina de Turismo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA região está repleta de trilhas para o senderismo e a prática do Cicloturismo. Inúmeros e agradáveis são os restaurantes do lugar, que nos finais de semana acolhe uma grande quantidade de madrilenhos, atraídos pela sua beleza, tranquilidade e atrativos turísticos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm passeio por suas ruas de pedra nos proporciona detalhes curiosos, alguns deles relacionados à sabedoria popular, como esta placa em que podemos saber a previsão do tempo, dependendo de como se encontram o rabo (cola, em espanhol) dos animais…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAtualmente, Patones de Arriba foi novamente repovoada por algumas centenas de pessoas, e uma prefeitura comum administra ambos povoados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s