Igreja de la Magdalena – Torrelaguna

No post anterior, comentamos que a Igreja de la Magdalena de Torrelaguna não é só o principal monumento da cidade, como também um dos principais templos góticos de toda a Comunidade de Madrid.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASua construção compreende desde os primeiros anos do séc. XV ao primeiro quarto do séc. XVII. A igreja foi construída sobre um templo românico anterior, e foi catalogada como Monumento Histórico-Artístico em 1983.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASua esbelta torre foi levantada no período inicial da construção, estando formada por três partes. Na parte superior, estão representados os escudos da vila e do Cardeal Cisneros.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo ábside, podemos observar os poderosos contrafortes que colaboram para a sustentação do templo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO exterior possui duas portas de acesso à igreja. Na foto que segue, vemos uma delas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, a Porta Principal, construída no séc. XVI.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO interior compõem-se de grossos pilares e, no teto, as típicas bôvedas de crucería do período gótico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERACinco são as capelas laterais do interior. Aos pés do templo, situa-se o coro alto, que se eleva sobre 3 arcos, com uma rica decoração renascentista, feita de gesso.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Retábulo Maior Barroco é de 1752, atribuído ao artista Narciso Tomé. Feito de madeira dourada e policromada, em sua parte central vemos uma escultura da titular do templo, Maria Magdalena, realizada pelo exímio escultor Luis Salvador Carmona, no segundo terço do séc. XVIII.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEm uma das capelas, encontramos uma Pia Batismal do período gótico (séc. XVI).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Cardeal Cisneros, principal impulsor de sua construção, está representado nas vidreiras situadas na parte alta da igreja.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo solo, vemos inumeráveis sepulcros eclesiásticos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO púlpito surpreende por sua bela ornamentação.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa sequência, um Cristo Crucificado também gótico, conhecido como Cristo de Cisneros.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADurante minha estância na igreja, recebi a inesperada, enriquecedora e elucidativa ajuda de 3 garotos, que com seus amplos conhecimentos sobre o templo, tornaram minha visita uma experiência inesquecível. Na foto abaixo, vemos dois deles.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEste post está dedicado a eles. David, Álvaro y Jaime, gracias por todo. Vuestra inestimable ayuda hizo possible la realización de este post. Un fuerte saludo.

Roberto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s