Museu ABC de Desenho e Ilustraçao – Madrid

Hoje, uma vez mais, veremos um local cujo edifício foi reabilitado como um centro cultural, transformando radicalmente a função para o qual foi originalmente criado. Ainda pouco conhecido pelos próprios madrilenhos, pois foi recentemente inaugurado, o Museu ABC de Desenho e Ilustração situa-se numa tranquila rua da capital espanhola.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo princípio do séc. XX, o arquiteto José López Sallaberry, um dos mais influentes de sua geração, construiu um edifício de tijolo para acolher a primeira fábrica da Cerveja Mahou de toda a Espanha, convertendo-se num claro exemplo da Arquitetura Industrial, típica desta época na cidade de Madrid. A fábrica deixou de funcionar nos anos 80, e a prefeitura cedeu o imóvel para que o Diário ABC pudesse utilizá-lo para a criação de um novo espaço cultural, um museu habilitado para a exposição de sua impressionante coleção de desenhos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA renovação do espaço foi realizada pela empresa de arquitetura Aranguren & Gallegos, que transformou a antiga fábrica num local inundado de luz. A coleção, procedente dos arquivos do Diário ABC e da desaparecida Revista Blanco y Negro, foi sendo formada a partir de 1891, e atualmente tornou-se uma referência internacional dentro de seu gênero, com aproximadamente 20 mil desenhos originais, incluindo obras de 1500 artistas dos mais variados estilos, entre os quais citamos Juan Gris e Salvador Dalí.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA nova sede conta com uma enorme superfície expositiva de 3 mil metros quadrados, distribuídas em 6 andares, dois deles subterrâneos. O edifício foi reestruturado com uma grande viga de vidro translúcido e metal, onde foi instalada  uma apetecível cafetería.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAlém de conservar, estudar e difundir a coleção, o Museu ABC de Desenho e Ilustração integra o panorama artístico atual por suas relações com outras disciplinas, como o Desenho Gráfico, a Animação e Criação Digital, as Histórias em Quadrinhos, etc. Promove também exposições temporais,conferências e outras atividades culturais relacionadas ao desenho e ilustração em suas múltiplas variedades.

OLYMPUS DIGITAL CAMERATanto a visita ao Museu, quanto as atividades organizadas, são gratuitas. Seu projeto vanguardista contrasta com o edifício residencial situado ao seu redor.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOs privilegiados residentes do edifício, além de poderem desfrutar de um museu de qualidade internacional literalmente ao lado de sua casa, dispõem também de um remanso de paz e tranquilidade, como vemos na imagem abaixo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s