Museu dos Bombeiros – Madrid

Frequentemente, em minhas visitas pela cidade de Madrid, tenho a sorte de encontrar locais que jamais suspeitava que existissem. Locais que são pouco divulgados, mas cuja singularidade e propósito fascinam a pessoas de todas as idades. Um deles é o Museu dos Bombeiros. Localizado no bairro de Vallecas, sua visita proporciona uma história diferente da cidade, como podemos observar no cartaz promocional do museu logo na entrada.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAberto ao público em 1982, o Museu dos Bombeiros conta com uma extraordinária coleção de objetos históricos relacionados a esta profissão que, na grande maioria dos países, situa-se entre às mais valorizadas pela população em geral, devido ao seu risco inerente e ao nobre objetivo de salvar vidas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAlém de gratuito, este espaço cultural representa o único de sua categoria existente em todo o país.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA coleção de objetos está situada num grande armazém, estando composta por sete espaços temáticos distintos. Inicialmente, podemos ver uma exposição fotográfica que nos permite conhecer um pouco da história dos bombeiros, os grandes incêndios ocorridos na capital, além de carros históricos utilizados pelo Corpo de Bombeiros.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA parte fotográfica inclui também uma justa homenagem aos funcionários que faleceram em serviço.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOs sistemas de comunicações utilizados  também são abordados. Antigamente, os bombeiros se comunicavam com toques de corneta.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo séc. XVII, os bombeiros eram chamados, na Espanha, de Matafuegos. No séc. XIX, esta denominação mudou para Mangueros. Em 1894, foi criada a Corporação de Bombeiros de Madrid. Incrível é a amostra de capacetes utilizados por bombeiros de diversas partes do mundo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPodemos contemplar exemplares usados pelos bombeiros brasileiros nas décadas de 1950 e 1960.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO grande destaque do museu é sua impressionante coleção de veículos, utensílios e ferramentas históricos, usados a partir do séc. XIX. Abaixo, vemos uma escada manual sobre rodas, construída em 1880, e operativa até 1920.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEsta outra escada, de 1898, era puxada por cavalos, e esteve em funcionamento até 1935.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOriginários de vários países, vemos uma série de carros extintores, como o inglês Mery Weather, construídos em 1915.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADe 1830, o modelo Manchester, também de fabricação inglesa, é uma peça de grande valor histórico.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADespertam nossa curiosidade e admiração as antigas sirenas e os inconfundíveis sinos que integravam os veículos antigos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA seguir, vemos outro carro extintor, de 1926.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANo próximo post, não percam a segunda parte dedicada ao Museu dos Bombeiros de Madrid…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s