Arévalo – Província de Ávila

A cidade de Arévalo situa-se na Comunidade de Castilla y León, ao norte da Província de Ávila. Apesar de contar com apenas 8 mil habitantes, é a segunda cidade mais populosa da província, superada apenas pela capital, Ávila. Aparece documentada por primeira vez em 1090, quando é repovoada por habitantes procedentes do norte do país, dentro do processo de Reconquista dos antigos territórios ocupados pelos muçulmanos, efetuada pelos reis cristãos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAArévalo adquiriu importância histórica por ter sido durante séculos uma cidade realengo, isto é, subordinada apenas pela autoridade real. Em muitas ocasiões, a cidade foi visitada pela monarquia, e nela foram convocadas as cortes reais, como sucedeu durante o reinado de Enrique IV de Castilla. Seu centro histórico conserva um invejável legado de arquitetura mudéjar, composto tanto por edifícios religiosos como de caráter civil. A Ponte de Medina é um exemplo deste último. A estrutura é considerada uma das principais obras públicas do estilo em todo o país, não só por suas dimensões (140m de comprimento), mas principalmente por sua época de construção (séc. XIV).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA ponte está presidida pelo neoclássico Arco de Medina, erguido em 1769.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAArévalo tornou-se conhecida também por que nela viveram personagens fundamentais da história espanhola. San Ignácio de Loyola (1491/1556), fundador da Companhia de Jesus (Ordem dos Jesuítas), passou sua infância na cidade. O mesmo sucedeu com a rainha Isabel La Católica, que viveu sua juventude num palácio hoje desaparecido. Na denominada Porta de Alcocer, a principal e única das 5 portas conservadas que integravam a muralha medieval, vemos uma estátua da monarca realizada em 2004, para comemorar o quinto centenário de sua morte.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 1494, o Tratado de Tordesilhas foi ratificado em Arévalo. A economia local foi favorecida pela numerosa comunidade de mouros e judeus que possuía. No séc. XV, sua judería, ou bairro judaico, era o segundo maior de todo o Reino de Castilla. No entanto, o principal motor de seu desenvolvimento foi a produção de cereais, incrementada a partir do séc. XVIII,  época em que a comarca onde se localiza tornou-se a maior produtora de grãos da comunidade. A importância dos cereais pode ser comprovada no museu a eles dedicado, situado na antiga Casa do Conselho.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Museu do Cereal apresenta, além da exposição permanente, muitas outras de caráter temporal. Quando estive visitando a cidade, me surpreendeu uma curiosa exposição pictórica, onde o autor utilizava uma técnica que transformava a perspectiva do quadro, dependendo da distância que dele nos encontrávamos. O efeito resultante só pode ser observado no próprio local, mas de qualquer forma deixo registrado uma das obras expostas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO local foi antigamente uma prisão, e ainda podemos observar uma de suas celas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO museu conserva uma interessante coleção de sepulcros, cujos “proprietários” puderam ser identificados por seus escudos heráldicos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm frente ao museu encontramos a praça onde situa-se a Prefeitura, num edifício renascentista construído no séc. XVI.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAo lado, vemos um belo conjunto residencial formado pelas típicas galerias que servem de suporte para a estrutura dos edifícios, tão abundantes por toda a região castelhana.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO tijolo é o material por excelência utilizado na construção dos principais monumentos, herança de sua tradição mudéjar. Abaixo, vemos a torre do Palácio Valdeáguila, erguido no séc. XVI.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA matéria sobre Arévalo está apenas começando, não percam os próximos posts sobre esta fascinante cidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s