Castelo de Arévalo

Uma das grandes atrações turísticas do município, o Castelo de Arévalo está situado entre os rios Adaja e Arevalillo, que lhe proporcionam um fosso natural defensivo. Possui uma  irregular planta pentagonal, marcada por pequenas torres circulares nas esquinas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOriginalmente, a fortificação estava integrada ao sistema defensivo de muralhas de Arévalo, datadas do séc. XII. Na denominada Torre de Homenagem, podemos ver os restos de uma antiga porta de acesso.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERARecentemente, foram descobertos em frente ao castelo vestígios arqueológicos de um baluarte mais antigo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO atual Castelo pertence ao séc. XIV, quando foi reconstruído com o formato pentagonal que observamos hoje em dia. No séc. XV, foi novamente reformado no estilo mudéjar, sob as ordens de D.Álvaro de Zuñiga. Depois de sua morte, passa a ser propriedade dos Reis Católicos (1476). Nele esteve retida a enlouquecida Isabel de Portugal, mãe da futura Isabel La Católica.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo séc. XVI, foi ampliado e dita reforma o transformou numa fortaleza de artilharia. Logo depois, converte-se em prisão, função que exerce até a centúria seguinte. Entre seus presos, o mais conhecido foi Guilherme de Orange, o Príncipe de Nassau. Abaixo, vemos o pátio, que acolhe exposições temporais, como a que pude presenciar, do artista Juan Jesús Villaverde, com interessantes peças escultóricas feitas com ferro reciclado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANo séc. XIX, o Castelo de Arévalo transformou-se num cemitério, e ficou abandonado. Na foto abaixo, exposta em seu interior, vemos o aspecto deplorável em que se encontrava na época.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa sequência, algumas imagens revelam a parte interna da fortificação.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANo séc. XX, o castelo foi restaurado e atualmente pertence ao Ministério da Agricultura. A Torre de Homenagem foi o espaço escolhido para a implantação de uma exposição dedicada aos cereais, um dos tradicionais motores do desenvolvimento da cidade, com uma infinidade de espécies de várias partes do mundo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Uma resposta em “Castelo de Arévalo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s