Restaurante Sobrino de Botín – Madrid

Bem próximo à Praça Maior de Madrid, localiza-se um estabelecimento clássico da gastronomia da cidade, o famoso Restaurante Sobrino de Botín (Calle de Cuchilleros,17). Sua fama se deve tanto pelos saborosos pratos da cozinha madrilenha que oferece, quanto por sua antiguidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO local encontra-se no Livro Guiness dos Recordes por ser considerado o restaurante mais antigo do mundo, ainda em funcionamento. Foi fundado pelo francês Jean Botín e sua esposa em 1725 como uma pousada, na época denominada Hospedaría Botín.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACom o falecimento do  fundador, o negócio recaiu sobre o sobrinho, Candido Remis, e seu nome atual procede desta época. A fachada clássica, feita de tijolos, nos remete ao séc. XVI e o restaurante ocupa quatro níveis da construção, repleta de objetos e relíquias antigas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOs pratos mais conhecidos da casa, como o Cuchinillo (Leitão) e o Cordeiro Assados são preparados num antigo forno à lenha. Já as saladas e verduras são uma delícia. Existem inúmeras referências literárias, tanto espanholas, quanto de outros países, que mencionam o Sobrino de Botín.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO escritor espanhol Benito Pérez Galdós, por ex., menciona o restaurante em sua obra mais conhecida, “Fortunata y Jacinta”, publicada em 1886. Graham Greene, por sua vez, faz o mesmo na novela “O Monsenhor Quixote”, e Frederick Forsyth no romance “O Manifesto Negro”  também cita o restaurante, colaborando para aumentar sua fama. Ernest Hemingway, em suas inúmeras visitas ao país, era um assíduo frequentador do Botín.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASe diz que o magistral pintor aragonês Francisco de Goya trabalhou como lavador de pratos em sua cozinha, antes de destacar-se como artista universal.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO Sobrino de Botín pertence, desde princípios do séc. XX, à família González, que cuida com esmero deste local histórico no centro de Madrid.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s