Praça das Cortes – Madrid

Um dos centros políticos de Madrid, a Praça das Cortes situa-se em frente ao conhecido Paseo do Prado, estando composta por edifícios emblemáticos, monumentos a personagens ilustres e um curioso relógio.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA praça está dominada pelo Palácio das Cortes, o edifício que acolhe o Congresso de Deputados. Antigamente ocupado pelo Convento do Espírito Santo, que incendiou-se em 1823, converteu-se num dos edifícios mais representativos do neoclassicismo do séc. XIX na cidade. As obras foram iniciadas em 1843 durante o reinado de Isabel II, de acordo com o projeto do arquiteto Narciso Pascual y Colomer, sendo finalizado em 1850.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAModelo palacial de características renascentistas, o edifício está composto por um grande pórtico formado por 6 colunas de estilo coríntio, que sustentam uma estrutura triangular decorada com baixos relevos representando a Espanha Constitucional, acompanhada por imagens idealizadas da Fortaleza, Justiça, Valor, Ciências, Belas Artes, etc, obra do escultor Ponciano Ponzano.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANo centro, vemos uma bela porta feita de bronze, somente utilizada quando o rei realiza a abertura solene do Congresso. Habitualmente, se entra pela porta lateral.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOs leões que adornam a fachada representam um dos principais emblemas do conjunto, e foram fundidos em 1866. A matéria prima para sua execução foi obtida dos canhões capturados durante a Guerra de África de 1860. Os leões foram batizados de Daoz e Velarde, ambos heróis da resistência da cidade durante o 2 de Maio de 1808. (ver posts publicados em 7 e 8/5/2013). No entanto, originalmente os felinos representavam a Hipomenes e Atalanta, heróis da mitologia grega que foram transformados nestes animais. Um programa realizada por um canal de TV gerou uma polêmica, ao se constatar que um deles não tinha testículo, um grave erro, pois como dissemos, representava uma deusa…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA jovem democracia espanhola recebeu sua prova de fogo justamente neste palácio, quando em 23/2/1981 (data conhecida como 23-F), um grupo de militares e guardas civis, comandado pelo tenente coronel Antonio Tejero, realizou uma tentativa de Golpe de Estado, invadindo armados o Congresso. Nostálgicos do antigo regime ditatorial, o golpe fracassou graças à obstinada intervenção do Rei Juan Carlos, bem como o total desagrado da opinião pública. O resultado final consolidou o incipiente, mas já fortalecido, sistema democrático do país.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAo lado do Congresso, o Hotel Villa Real surpreende não só por sua boa relação preço-qualidade, mas também por possuir uma das mais belas coleções de mosaicos romanos da cidade, perfeitamente restaurados.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASão  mais de 40 peças provenientes do Oriente Médio (principalmente Síria), datados entre os séc. II e VI dC.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAEspalhados pelas dependências e salões do hotel, a coleção pode ser visitada e oferece um amplo repertório temático (mosaicos geométricos, figurativos, vegetais).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAo lado do hotel, uma bela estátua simboliza a celebração do aniversário de número 75 da Organização Nacional de Cegos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANo próximo post, conheceremos mais da Praça das Cortes….até lá!!!!

Anúncios

Uma resposta em “Praça das Cortes – Madrid

  1. Bom dia, sabe onde posso ver a cena em que Adolfo Suárez permanece sentado, durante a tentativa de golpe de estado?
    Obrigada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s