Os 12 Tesouros de Espanha

Logo depois da realização da enquete mundial que estabeleceu as sete maravilhas do mundo moderno, foi realizado na Espanha um concurso nacional para se escolher os 12 tesouros do país. Promovido pelo canal de TV Antena 3 e a estação de rádio Cope, mais de 9 mil candidatos foram inscritos. A eleição baseou-se no voto popular, feito tanto pela internet, quanto pelo celular. Em dezembro de 2007 foi divulgada a lista com os monumentos vencedores, incluindo aqueles que se destacam pela  importância e monumentalidade arquitetônica, quanto pela beleza de suas paisagens naturais. Abaixo, vemos a lista dos ganhadores, e entre parenteses, a data em que foi publicada alguma matéria do blog relacionada com o monumento.

1) Alhambra de Granada: Comunidade de Andaluzia (post publicado em 30/11/2012). Granada foi o último reduto muçulmano da Espanha, sendo conquistada pelos Reis Católicos em 1492, e a Alhambra é seu monumento mais representativo. Trata-se de um impressionante conjunto palacial e fortaleza, residência da corte e dos monarcas da Dinastia Nazarí. Um dos lugares mais visitados do país, sua decoração interior é um dos expoentes máximos da Arte Hispano-Muçulmana.  Junto com o Generalife (palácio de verão da corte nazarí) e o bairro de Albaicín, também situados na cidade, a Alhambra foi declarada pela Unesco Patrimônio da Humanidade em 1984.

DSC00466DSC004822) Mesquita-Catedral de Córdoba: Comunidade de Andaluzia (post publicado em 23/11/2012). Principal mesquita do mundo ocidental, foi construída a partir do séc. VIII no local onde anteriormente se situava a basílica visigoda de San Vicente. Com a reconquista da cidade pelos cristãos, uma parte do enorme recinto da mesquita foi transformado na Catedral da Assunção de Nossa Senhora. Declarada Patrimônio da Humanidade em 1984, junto com o centro histórico da cidade de Córdoba.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADSC004093) Catedral de Sevilha: Comunidade da Andaluzia (post publicado em 11/12/2012). A Catedral de Santa Maria de Sevilha é considerada a maior catedral gótica da cristiandade. Construída sobre a antiga mesquita muçulmana, um de seus destaques é a Giralda, antigo minarete da mesquita que foi convertido em torre campanário. Declarada Patrimônio da Humanidade em 1987, junto com o Real Alcázar e o Arquivo Geral das Índias.

DSC00229OLYMPUS DIGITAL CAMERA4) Teatro Romano de Mérida: Comunidade de Extremadura (post publicado em 19/3/2012). Construído pelo cônsul Agripa (16/15 aC) na antiga capital da província romana de Lusitânia, Emérita Augusta. A cidade destaca-se pela importância de seus inúmeros vestígios arqueológicos do período romano, especialmente seu teatro, um dos mais conservados do mundo. O conjunto arqueológico de Mérida foi declarado Patrimônio da Humanidade em 1993.

DSC02185DSC021975) Catedral de Santiago de Compostela: Comunidade da Galícia (post publicado em 15/5/2012). Depositária dos restos do apóstolo Santiago, é o ponto final da mais importante rota de peregrinação da Europa, o Caminho de Santiago. Um dos principais templos românicos do continente, sua construção iniciou-se no séc. XI e integra o conjunto de monumentos espanhóis declarados Patrimônio da Humanidade desde 1985.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA6) Caverna de Altamira: Comunidade da Cantábria (post publicado em 16/4/2012). Situada próxima à belíssima cidade de Santillana del Mar, esta caverna contém um dos exemplares mais importantes do mundo em relação à Arte Pré-histórica (paleolítico). Considerada a Capela Sixtina da Arte Rupestre, seu enorme conjunto de imagens pictóricas destaca-se pelo realismo das figuras representadas, como animais e seres humanos. Descoberta acidentalmente em 1868 por um caçador, atualmente sua visita pública é restrita. Para tanto, foi construído o Museu de Altamira, com uma réplica exata da gruta original. Declarada Patrimônio da Humanidade em 1985.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANo próximo post, conheceremos os 6 monumentos restantes…não percam!!!!.

Anúncios

2 respostas em “Os 12 Tesouros de Espanha

  1. Adoro as suas publicações. Ótima forma de conhecer um pouco mais da Espanha. Já fui 2 vezes, mas foi pouco…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s