Os Comércios Históricos de Madrid – Parte 3

Nas proximidades da central e frequentada Porta do Sol existem inúmeros Comércios Históricos que merecem a visita. Um deles, situado na própria praça, é a Casa Diego, especializada em leques (albanicos, em espanhol) e guarda-chuvas (paraguas).

OLYMPUS DIGITAL CAMERADesde 1858, o estabelecimento fabrica e vende estes utensílios. A longa experiência acumulada fez com que a família proprietária do negócio, que atualmente constitui sua quarta geração, trabalhasse para várias casas reais do mundo, inclusive a espanhola.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANa loja, muitos dos elementos decorativos são uma referência aos produtos comercializados.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOutro estabelecimento histórico, situado bem próximo à Casa Diego, é a denominada loja de Cafés “La Mexicana”. Desde 1890, a casa elabora uma significativa variedade de cafés (17 tipos), entre os quais o seleto Tambo, cuja produção não supera os 250 sacos em todo o mundo. O nome se origina de uma mexicana que veio para a Espanha para ganhar a vida, e nela permaneceu. Como curiosidade, a loja entrou para o livro Guiness de Recordes por ter sido a loja que mais vendeu cafés num só dia (1500 kg).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAExclusiva para o público feminino é uma loja de bijuteria (bisuteria, em espanhol), localizada na Calle Mayor, 28. Especializada em adornos para mulheres, a Bisuteria Otero foi fundada em 1905, e teve a Infanta Isabel como uma de suas principais clientes.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo chão, encontramos a placa comemorativa entregue pela prefeitura homenageando os comércios centenários de Madrid.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUm dos centros mais importantes na fabricação de relógios da cidade situa-se na Calle de la Sal, próximo à Praça Maior. Esta Relojoaria, fundada em 1880, possui, no mesmo local, tanto a oficina, quanto a loja que comercializam os produtos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO local chama a atenção dos pedestres que passam pela rua graças à simpática figura  situada na parte superior da loja. Na realidade, trata-se de um autômato que se move lateralmente, fabricado por Candido Valverde, a partir de um desenho de Antonio Mingote.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s