Belas Praças de Espanha – Parte 3

Além das funções originais como mercado e da localização de edifícios públicos, as Praças Maiores também foram os locais preferidos para solenidades e festividades, algumas das quais felizmente já não existem, como os autos de fé praticados pelo Tribunal da Inquisição (principalmente no que se refere à sua parte solene, pois os réus eram executados em locais mais discretos) e execuções públicas de caráter civil. Muitas vezes, tornaram-se o centro de manifestações sociais. No entanto, dentre os espetáculos realizados em seu entorno, o mais praticado, sem dúvida alguma, foram as corridas de touros. Muitas praças foram expressamente construídas para este fim, como no caso de Tudela (Navarra).

DSC01417DSC01416A partir do séc. XIX, começaram a ser edificadas Praças de Touros permanentes, abandonando-se o costume de realizá-las na Praça Maior. Porém, em alguns locais, o costume ainda permanece, como no caso de Chinchón, pueblo situado na Comunidade de Madrid. Nos dias festivos, ainda são realizados corridas de touros em sua Praça Maior, consideradas uma das mais belas e pitorescas do país.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAs Praças Maiores são locais acolhedores e cheios de vida, e ponto de encontro da vida social. Algumas delas são autênticos monumentos, grandiosas e magníficas, como a Praça Maior de Salamanca e a de Madrid. Outras possuem elementos tradicionais de caráter popular, que a distinguem das demais, como no caso de Chinchón. Um outro exemplo de arquitetura tradicional vemos na Praça Maior de Puerto Lápice (Castilla-La Mancha).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOu então como Tembleque, povoado situado próximo à Puerto Lápice.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPor suas características que lhe proporcionam amplas perspectivas e por ser um lugar muito frequentado, a Praça Maior é o local perfeito para a colocação de estátuas e monumentos, que rendem homenagem a personalidades ilustres e acontecimentos fundamentais da história. Abaixo, vemos novamente a Praça Maior de Madrid, presidida pela monumental estátua equestre de Felipe III.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo séc. XIX, já consideradas como locais de encontro e ócio, foram colocados bancos para o descanso e quiosques para representações musicais. Atualmente, é o local escolhido por uma grande variedade de artistas e cenário de uma grande agenda cultural. Abaixo, vemos a Praça Maior de Toro (Castilla y León).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAMuitas das mais belas Praças de Espanha conservam seu caráter medieval, tema do nosso próximo post…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s