Caixa Fórum – Madrid

Madrid orgulha-se de possuir, num reduzido espaço, uma das concentrações de Pinacotecas das mais relevantes do mundo. De fato, o Paseo do Prado distingui-se por acolher três das instituições de maior renome mundial, cada qual em sua categoria: Museu Nacional do Prado (post publicado em 17/5/2012), Thyssen-Bornemiza (também publicado em 17/5/2012) e o Reina Sofia (matéria publicada em 19/5/2012). Por este motivo, a charmosa alameda é conhecida como o “Triângulo da Arte”. Além do mais, em seus limites situa-se outro centro cultural, dedicado a exposições temporárias, a Caixa Fórum. Inaugurado em 2008, o centro é propriedade da Caixa ( nome comercial da Caja de Ahorros e Pensiones de Barcelona), que administra o espaço através de sua fundação.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAlém das sedes de Barcelona e Madrid, existem outras homólogas, repartidas em várias cidades espanholas, como Tarragona e Zaragoza. O Centro Cultural Caixa Fórum de Madrid está localizado numa antiga Central Elétrica do início do séc. XX, um dos exemplos da denominada Arquitetura Industrial existente na cidade. A Caixa adquiriu o imóvel e empreendeu reformas no edifício para transformá-lo num centro cultural. Esta reabilitação permitiu que o edifício feito de tijolo pareça flutuar, graças à ausência de pilastras ou colunas de sustentação.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA parte externa foi decorada com uma cobertura de material metálico corrosivo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa primeira foto da matéria podemos observar a engenhosa decoração da fachada lateral, como se fosse um grande tapete vegetal, obra de Patrick Blanc, alimentado  graças a um sistema oculto de água. O espaço interior que permite o acesso à zona de compra de entradas e à livraria especializada em arte está formado por uma estrutura metálica, incluindo uma escada em espiral.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo último andar, uma cafeteria acolhedora espera o visitante para uma bebida e um bocadillo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA inovadora arquitetura do edifício foi realizada pelo renomado grupo suíço Herzog & De Meuron, a partir de 2002. As exposições realizadas na Caixa Fórum são de altíssimo nível, como prova o habitual êxito de público. Inicialmente, as exposições eram gratuitas. Atualmente, as entradas são pagas, mas o preço está longe de ser abusivo (geralmente 4 Euros). Uma das exposições em cartaz, e que poderá ser apreciada até 4/5/2014, está dedicada a última obra do reconhecido fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, “Genesis”. A mostra está tendo um grande sucesso de público.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAFinalizamos a matéria com a escada central do edifício…

DSC03560

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s