As Igrejas Mais Antigas de Madrid – Parte 2

Como visto no post anterior, muitas das igrejas existentes durante o período da reconquista de Madrid desapareceram com o crescimento e as reformas urbanas. No entanto, algumas delas permaneceram, e podem ser admiradas atualmente, apesar de  terem sofridos reformas que alteraram seu aspecto original. A Ermita de Santa Maria La Antigua, porém, permaneceu praticamente inalterada, com todos seus elementos arquitetônicos primitivos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASua localização periférica, afastada das grandes rotas turísticas, foi um obstáculo para seu conhecimento e valorização. Situa-se no bairro de Carabanchel, que na época da construção do templo era um distrito à parte de Madrid. A igreja foi construída como paróquia do então povoado no séc. XIII, constituindo-se no templo existente mais antigo que se conserva em Madrid. Com o despovoamento verificado na região nos séculos posteriores, a igreja perdeu esta condição no séc. XV e foi convertida numa ermita. Santa Maria La Antigua é considerada um dos templos de arquitetura mudéjar mais relevantes de toda a Comunidade de Madrid. Abaixo, vemos sua esbelta e estreita torre, de 20m de altura.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo ábside semicircular, admiramos um vão formado por um arco de ferradura ogival.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA portada, feita inteiramente de tijolo, possui uma disposição levemente adiantada, em relação ao muro da igreja. Infelizmente, foi pichada por indivíduos que parecem não ter algo melhor para fazer….

OLYMPUS DIGITAL CAMERASe consideramos as igrejas sobreviventes construídas na época medieval em pleno centro histórico de Madrid, duas delas podem receber o título das mais antigas da cidade. A primeira delas é a Igreja de San Pedro El Viejo, cuja torre mudéjar é seu elemento arquitetônico mais destacado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO templo atual foi construído no séc. XIV, mas reformas realizadas ao longo do tempo transformaram o aspecto inicial, como a verificada no séc. XVII, quando alterou-se totalmente sua estrutura externa.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Igreja de San Pedro é conhecida também por albergar uma imagem muito venerada pelos habitantes de Madrid, a de Jesus El Pobre, esculpida por Juan de Astorga no séc. XVII. Uma das lendas relativas à construção da igreja nos conta que durante a edificação da torre, não conseguiam colocar os sinos no alto da estrutura, pequena para o tamanho dos mesmos. Cansados pelas constantes e inúteis tentativas, os trabalhadores desistiram de sua obrigação, e foram dormir, deixando para o dia seguinte a complicada resolução do problema. Quando despertaram, porém, ficaram atônitos, ao observar que os sinos estavam perfeitamente dispostos e colocados , em seu local natural…

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo próximo post conheceremos a Igreja de San Nicolás, que ostenta o título de  a mais antiga de Madrid.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s