Convento de Santo Domingo – Ocaña

Ocaña é uma cidade conventual, com vários edifícios religiosos. Um dos mais importantes é o Convento de Santo Domingo. Construído no séc. XVI, no estilo renascentista, o projeto de sua construçao é atribuído a Alonso de Covarrubias, renomado arquiteto que deixou um importante legado, principalmente em Toledo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Ordem Dominicana, também chamada Ordem dos Pregadores, foi fundada em 1215 em Toulousse (França), pelo santo espanhol Domingo de Guzmán, dentro do contexto das cruzadas contra os Cátaros. A Ordem destacou-se no campo da teologia e doutrina católica, e entre seus personagens ilustres mencionamos Alberto Magno, Doutor da Igreja, e Tomás de Aquino, filósofo católico e maior representante da Escolástica (movimento teológico-filosófico que buscou compreender os dogmas do catolicismo segundo os princípios da Filosofia Clássica). Como seu próprio nome indica, seu objetivo era a pregaçao e conversao católicas. Para tanto, difundiu o cristianismo em várias partes do mundo. Muitos de seus menbros integraram o Tribunal da Inquisiçao. Juntamente com a Ordem Franciscana, formaram as denominadas Ordens Mendicantes, assim chamada porque dependem das esmolas e dádivas para sua sobrevivência. Abaixo, vemos uma imagem da torre do Convento Dominicano em Ocaña.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO interior do templo é espaçoso e iluminado, perfeito para as celebraçoes religiosas. No final do séc. XIX, foi inteiramente pintado, dotando-o de belos frescos que exaltam a vida do fundador da ordem.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA seguir, vemos fotos da cúpula e das bôvedas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO convento possui um museu anexo ao templo e aberto à visita pública, denominado Porticum Salutis. Nele, um enorme presépio conta, através de suas elaboradas figuras, os episódios principais da vida de Jesus Cristo. O projeto inclui uma montagem com efeitos sonoros e luminosos e um auditório especialmente construído para o espetáculo, que vale a pena ver.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO museu possui também salas onde estao expostos uma excelente coleçao de peças de Arte Oriental, fruto das expediçoes evangelizadoras realizadas pelos dominicanos nos países asiáticos ao longo de sua história.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA coleçao destaca-se pela quantidade das peças litúrgicas (mais de 300) e, principalmente, por sua qualidade. Abaixo, vemos as vestimentas utilizadas pela ordem no Vietna, com bordados de santos e personagens religiosos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos dois Cristos feitos de marfim. O maior foi esculpido no séc. XVIII, em Filipinas e o menor é espanhol, do séc. XVI.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAGraças ao seu extenso e belo patrimônio, a cidade de Ocaña foi declarada Conjunto Histórico-Artístico e a proximidade com Madrid é um convite a visitá-la. Uma excelente época é durante a Semana Santa, cujas festividades foram reconhecidas como de Interesse Nacional.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s