Fontes Históricas de Madrid – Parte 3

No post de hoje, conheceremos 4 Fontes Históricas de Madrid, das quais as três primeiras foram realizadas no séc. XVIII e a última no XIX. A Fonte de Toledo, assim chamada por localizar-se na ponte do mesmo nome, foram esculpidas com a finalidade de matar a sede daqueles que chegavam à cidade, provenientes de Toledo (utilizo a forma verbal no plural porque, na relidade, sao duas fontes, situadas uma em cada lado da ponte).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFinalizadas em 1727, também serviam como fornecedor de água para os denominados aguadores, funcionários autorizados que levavam água para aqueles que solicitavam seus serviços, bem como para as mulheres que utilizavam as margens do Rio Manzanares para lavar suas roupas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Fonte de los Delfines (golfinhos, em portugês) foi originalmente denominada de Los Galápagos (tartaruga, em português), estando situada na Calle Hortaleza.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Fonte foi realizada pelo arquiteto Ventura Rodríguez e concluída em 1772. No entanto, seu péssimo estado fez com que fosse substituída pela atual,  que data de 1960.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEscondida no meio de um jardim, ocupado por edifícios residenciais no centro de Madrid, está a Fonte de la Huerta de la Priora (fonte do Pomar da Priora), que adornava um antigo convento. A igreja de dito convento é a atual Igreja Castrense, que vimos no post publicado no dia 4/11/2013.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA fonte está constituída por um belo conjunto escultórico feito em bronze, no estilo rococó. As crianças que vemos no centro sao uma representaçao do Deus Eros.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPor último, vemos a Fonte do Canal de Lozoya, situada na Calle Bravo Murillo, nos terrenos pertencentes ao Canal de Isabel II.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAntigamente, os rios eram representados nas esculturas com formas antropomórficas. Este é o caso da Fonte de Lozoya, rio que abastece de água a regiao de Madrid, depois que o Canal de Isabel II foi criado. A fonte foi realizada pelo escultor Sabino Medina, e possui também representaçoes alegóricas da indústria e da agricultura, em suas partes laterais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s