Fontes do Parque do Retiro – Madrid

Inegavelmente, algumas das Fontes Históricas mais belas de Madrid podem ser vistas no Parque do Retiro, um dos parques urbanos mais bonitos que conheço. No post de hoje, conheceremos duas delas, ambas de uma inquestionável qualidade artística e de uma estética primorosa. A Fonte de Alcachofa foi desenhada por Ventura Rodríguez, um dos arquitetos reais de Carlos III, como parte do projeto de remodelaçao do Paseo do Prado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEsculpida entre 1781/1782, esta fonte apresenta uma clara inspiraçao barroca, apesar da formaçao neoclássica de Ventura Rodríguez. A obra foi realizada em granito e pedra branca pelos escultores Antonio Primo e Alfonso Giraldo Bergaz, este considerado como o último grande escultor do Barroco Espanhol.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm sua coluna central, vemos o Escudo de Madrid, sustentado por um Tritao (personagem mitológico com corpo humano e cauda de peixe) e uma Nereida (ninfas com corpo de mulher e cauda de peixe).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUsada na escultura como um símbolo de fertilidade, a Alcachofa é uma planta herbácea com folhas grandes e espinhosas, cuja presença na parte superior da fonte deu o nome a mesma.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOriginalmente, a Fonte de Alcachofa estava localizada na Glorieta de Atocha, em frente a famosa Estaçao Ferroviária e ao magnífico edifício eclético do Ministério da Agricultura. Levada ao Parque do Retiro em 1880, em seu lugar foi construída uma réplica, que ainda podemos contemplar.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA outra fonte que vamos conhecer foi alvo de uma intensa polêmica desde 1885, quando foi realizada pelo escultor madrilenho Ricardo Bellver. Isso se deve a sua temática incomum, a do Anjo Caído.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADe fato, parece que Madrid é uma das poucas cidades do mundo que possui um monumento dedicado exclusivamente a Lúcifer. A escultura, feita de bronze, foi realizada  para a Exposiçao Universal de Paris e se destaca pelo sentimento e intensidade dramática. Inspirada nos versos do “Paraíso Perdido” de John Milton, retrata o momento em que o anjo é expulso do céu e se dirige ao inferno. A serpente que se enrola no seu corpo é a mesma tentadora de Eva.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANos anos 50 do século passado, o local onde situa-se foi ponto de encontro de grupos adoradores do Diabo, e a Igreja Católica procedeu ao exorcismo da fonte. Curiosamente, recentes mediçoes confirmaram que a fonte está situada a 666 metros acima do nível do mar….de Alicante. Em sua parte inferior, vemos um grupo de seres diabólicos, por onde sai a água.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s