Fontes do Paseo do Prado – Madrid

Na segunda metade do séc. XVIII, durante o reinado de Carlos III, o Paseo do Prado, uma das zonas de ócio mais populares de Madrid, encontrava-se um tanto quanto degradado. Foi submetido, pois, a um intenso processo de revitalizaçao, quando tornou-se um centro para o estudo das ciências, com a criaçao do Gabinete de História Natural (futuro Museu Nacional do Prado) e o Real Jardim Botânico. Além do mais, estátuas e fontes foram construídas, contribuindo para que a zona se transformasse numa das alamedas mais elegantes de todo o continente. Algumas delas,se converteram em verdadeiros símbolos de Madrid, como a Fonte de Netuno ou das Cibeles. No post de hoje, conheceremos outras belas Fontes Históricas que encontramos no Paseo do Prado, eclipsadas pela proximidade com as famosas acima referidas. Situadas entre o Museu do Prado e o Jardim Botânico, as denominadas Quatro Fontes foram projetadas pelo arquiteto Ventura Rodríguez, responsável pela maioria das fontes que hoje contemplamos no Prado, em 1781.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO conjunto das Quatro Fontes formam um quadrado na zona onde se erguem majestosas. Os escultores responsáveis pela obra foram Francisco Gutiérrez, Roberto Michel (que colaborariam também na execuçao da Fonte de Cibeles) e Alfonso Giraldo Bergáz. Feita com pedra branca de Colmenar, seu modelo foi inspirado nas fontes do Real Sítio de Aranjuez.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs fontes estao compostas pelas divindades marinhas Nereidas e Tritoes, que sustentam golfinhos, por cujas bocas jorram a água.

OLYMPUS DIGITAL CAMERABem próxima às Quatro Fontes, vemos uma fonte que homenageia o intelectual catalao Eugenio Dors Rovira (1882/1954). Inaugurada em 1963, foi realizada, entre outros, pelo escultor madrilenho Cristino Mallo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO monumento foi construído com diversos materiais, como o granito cinza, tijolo vermelho (em sua parte posterior), pedra branca de Colmenar, bronze e mármore. No centro da fonte vemos esculpidas em bronze duas figuras, uma mulher que representa a sabedoria e um dragao, símbolo da ignorancia.

OLYMPUS DIGITAL CAMERALocalizada em frente ao antigo Edifício dos Correios, conhecido também como o Palácio das Comunicaçoes ou de Cibeles, encontramos uma simpática fonte, onde foram representados patos. Normalmente, tanto estes animais, quanto os cisnes ou gansos possuem uma simbologia benéfica, estando relacionados com o destino da existência humana.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADevido à importância de sua iconografia, os patos foram intensamente representados no Barroco e Neoclassicismo. Esta pequena fonte é conhecida pelos madrilenhos como Patos do Correios.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAApesar de nao estar localizada precisamente no Paseo do Prado, a Praça da Platería Martínez e a fonte que a adorna situam-se bem em frente. Por este motivo, decidi colocá-la no post. Dita fonte, que recebe o nome da praça, também se conhece como a Fonte da Primavera, graças ao rosto que a representa. Este relevo como tema ornamental aparece nas artes de todas as épocas, desde o mundo greco-romano, na Idade Média, Renascimento e no Barroco.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO relevo que simboliza a estaçao das flores originalmente representava o Deus Primordial ou da natureza. Em sua aparência masculina, costuma ser algo grotesco. Em sua representaçao feminina possui um rosto mais amável, como vemos na foto. Na parte detrás da fonte, vemos inscritas informaçoes referentes à história da praça, quando antigamente era um local para a aprendizagem industrail, graças a escola de ensino profissional que nela existia.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo próximo post, conheceremos duas das Fontes Históricas mais belas de Madrid e localizadas no Paseo do Prado, as Fontes de Netuno e a de Apolo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s