As Fontes de Netuno e Apolo – Madrid

Estas duas fontes que vamos ver no post de hoje estao consideradas das mais belas e importantes de Madrid. Ambas foram projetadas por Ventura Rodríguez no final do séc. XVIII, como parte do processo de reurbanizaçao do Paseo do Prado. Desenhada em 1782 pelo referido arquiteto, a Fonte de Netuno foi executada por Juan Pascual de Mena em mármore branco.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA fonte em seu início localizava-se no Paseo de Recoletos, e em 1897 foi levada ao local atual, em frente ao Hotel Palace, na denominada Praça de Cánovas del Castillo. O Deus Netuno corresponde a transcriçao do grego Poseidon, Deus dos Mares. Seu atributo mais conhecido é o tridente, e seu poder causava as tempestades e também as acalmava.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANetuno aparece com uma cobra enroscada na mao direita e o tridente na esquerda, sobre um carro formado por uma grande concha e guiado por cavalos marinhos. Ao redor, vemos focas e golfinhos que jorram água a uma grande altura. A Praça de Cánovas del Castillo se torna um popular ponto de encontro dos torcedores do Atlético de Madrid, quando o clube conquista títulos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Fonte de Apolo foi projetada em 1777 e concluída em 1802 e popularmente é conhecida pelo nome  de Fonte das Quatro Estaçoes, pelas alegorias presentes em seu conjunto. A fonte possui uma conotaçao política, pois Apolo como Deus Solar é uma representaçao do rei francês Luis XIV, o Rei-Sol. Carlos III, também pertencente à dinastia burbônica exprime, através da fonte, o desejo de continuidade no poder de sua própria dinastia.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA fonte foi realizada inicialmente pelo artista Manuel Álvarez e finalizada por Alfonso Giraldo Bergaz, e transformou-se num dos expoentes máximos da Escultura Clássica Espanhola. Na Mitologia Grega, Apolo e sua irma gêmea Ártemis foram gerados por Zeus e Leto.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAApolo aparece na escultura segurando a lira, pois é considerado o Deus das Artes, da música e da poesia. A seus pés, vemos a serpente Pitón, em forma de dragao, enviada pela ciumenta esposa de Zeus, Hera, para matar a Leto. Logo depois de nascer, Apolo derrota o monstro, e para tal utiliza as flechas, fabricadas pelo Deus Hefesto.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa parte inferior, vemos a representaçao antropomórfica das estaçoes do ano e, no centro, o Escudo de Madrid. A base do conjunto está composta por conchas, por onde cai a água da fonte.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo próximo post, veremos um dos símbolos indiscutíveis de Madrid, a Fonte de Cibeles.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s