Outras Fontes de Madrid

Neste penúltimo post sobre as Fontes Históricas de Madrid, conheceremos outras obras dedicadas a vários peronagens da vida cultural e política da cidade. Na Praça de Espanha, situa-se o famoso Monumento a Miguel de Cervantes, erigido para celebrar o terceiro centenário de sua morte (1916) e da publicaçao da segunda parte de sua obra universal, D.Quixote de La Mancha (1915). Na parte posterior do grande monumento, foi colocada uma bela fonte, que também homenageia o escritor espanhol.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERALocalizada  próxima da Praça de Espanha, vemos a Fonte de Cristino Martos, realizada para homenagear este orador e político espanhol (1830/1893), que participou ativamente da política do país no séc. XIX.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA fonte situa-se na parte inferior de uma bela escada, que permite o acesso à Praça de Cristino Martos. Por este motivo, a fonte é conhecida também pelo nome de Fonte da Escalinata, e foi realizada para integrar o plano de remodelaçao da zona, depois dos danos causados pela Guerra Civil Espanhola.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo séc. XIX, os habitantes que viviam próximo à Porta do Sol solicitaram à prefeitura de Madrid um ponto de abastecimento de água, escasso na regiao depois que a famosa Fonte de Mariblanca foi derrubada. Assim nasceu a Fonte do Marquês de Pontejos, inaugurada em 1849 em homenagem a este que foi corregidor de Madrid.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA fonte foi realizada em granito, pedra branca de Colmenar e bronze, e numa de suas laterais vemos o Escudo de Madrid.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFinalizamos nosso itinerário pelas Fontes Históricas de Madrid na denominada Praça de Gabriel Miró, conhecida também pelo nome de Vistillas. A praça oferece uma bela panorâmica da cidade e no centro se alça a fonte dedicada ao escritor madrilenho Ramón Gomez de la Serna (1888/1963).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA fonte foi criada em 1972 pelo artista Enrique Pérez Comendador, e tornou-se conhecida pela figura central, uma mulher com os braços levantados em direçao ao céu. Em sua parte inferior, vemos diversos elementos relacionados à vida do escritor , as musas que o inspiraram e um busto do literato.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO próximo e último post sobre as Fontes Históricas de Madrid estará dedicado a um conjunto de modestas fontes utilitárias espalhadas pela cidade, mas ricas em história, chamadas Caños de Vecindad.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s