Prado de Santa Maria – Brihuega

O Prado de Santa Maria é uma das zonas mais emblemáticas e encantadoras de Brihuega. Nele, se localizam o Convento de San José, que sedia o magnífico Museu de Miniaturas do Professor Max (que em breve veremos no post), a Igreja Paroquial de Santa Maria e o Castelo de la Piedra Bermeja.

DSC08199Está consttituído por um conjunto de muralhas próprio, e a ele ascedemos através do Arco de la Guía, construído no séc. XIX pelo General Hugo (pai do escritor Vitor Hugo), durante a Guerra de Independência (1808/1814), com o objetivo de construir um vao através da muralha para a conquista do castelo.

DSC08201Na foto a seguir, vemos a parte interna do arco, vista desde o prado.

DSC08193O Castelo de la Piedra Bermeja, assentado sobre uma colina rochosa, foi construído pelos árabes e ampliado pelos cristaos no séc. XII, quando transformou-se num palácio fortaleza com um aspecto mais de senhores feudais que de guerreiros.

DSC08238Segundo a tradiçao local, o nome da fortificaçao está relacionado com uma lenda que diz que antigamente vivia no castelo uma donzela chamada Elisa. Sua beleza atraía os olhares e desejos dos jovens do lugar. Um dia, o guardiao mouro do castelo, hipnotizado e obsessionado por ela, tentou aproximar-se com más intençoes da jovem, enquanto banhava-se nas águas do Rio Tajuña. Após ter sido desprezado, o jovem, chamado Abue, tirou sua espada e matou a pobre mulher. O corpo de Elisa permaneceu apoiado numa pedra, que se tingiu de vermelho bermejo com a cor de seu sangue. Cheios de raiva e dor, os vizinhos do pueblo retiraram a pedra de seu liugar original e a colocaram num local visível, para recordar a jovem assassinada. Conta-se que no dia 15 de Agosto, quando se celebra a Virgem da Peña, padroeira de Brihuega, a pedra adquire uma tonalidade ainda mais vermelha.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADSC08194Com o passar do tempo, o castelo foi abandonado e, atualmente, em seu interior, vemos o cemitério da cidade, em meio as ruínas da antiga fortaleza.

DSC08085DSC08089Abaixo, vemos outras imagens deste belíssimo lugar.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADSC08191No próximo post, conheceremos a Igreja de Santa Maria, situada ao lado do Castelo de Brihuega.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s