Real Academia de Medicina – Madrid

As denominadas Reais Academias, surgidas do espírito da ilustraçao e amparadas pela coroa espanhola, começaram a ser fundadas no séc. XVIII, como centros de cultivo do saber e de difusao do conhecimento. Atualmente, continuam sendo entidades que representam a excelência nos diversos campos da ciência, artes e humanidades. As 8 Reais Academias existentes com sede em Madrid sao: Real Academia Espanhola, Academia de Belas Artes de San Fernando, Real Academia de História, Real Academia de Ciências Morais e Políticas, de Medicina, de Farmácia, de Jurisprudência e Legislaçao e a Real Academia de Ciências Exatas, Físicas e Naturais. No post de hoje, conhecermeos a Real Academia de Medicina, originada em 1733 como uma tertulia (reuniao) de médicos e farmacêuticos, que depois transformou-se numa associaçao profissional, chamada Tertulia Médica Matritense.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo ano seguinte, converteu-se em Real Academia de Medicina, por um decreto real estabelecido pelo rei Felipe V, com o objetivo de “fomentar o progresso da Medicina Espanhola, publicar sua história e realizar um dicionário tecnológico de medicina”. No entanto, a instituiçao carecia de um local apropriado, algo que sucedeu apenas no início do séc. XX, quando o estado cedeu um edifício situado próximo ao Palácio Real para que ele se convertesse em sua sede definitiva. Tal edifício (cuja imagem vemos acima) é um exemplo arquitetônico do Ecleticismo Madrilenho e foi construído entre 1911/1914 pelo arquiteto Luis Maria Cabello Lapiedra. Apresenta uma fachada neoclássica construída em pedra, com a presença de dois atlantes (figuras mitológicas escassas na arquitetura da cidade) que exercem a funçao de coluna, sustentando o balcao principal.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO edifício possui um aspecto monumentall, como se fosse um grande palácio. Na parte superior, vemos alegorias da ciência e da medicina.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERARecentemente, tive o privilégio de realizar uma visita guiada pelo interior do edifício, que é deslumbrante. Nada mais entrar, nos encontramos com um belíssimo pátio, coberto por um teto composto de vitrais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAComo ocorre com outras Reais Academias, os lustres que decoram o interior procedem da prestigiosa Real Fábrica de Cristais da Granja de San Ildelfonso. Por sua vez, os vitrais foram fabricados pela famosa empresa francesa Mauméjean.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo Salao Amarelo, vemos uma série de retratos de acadêmicos da instituiçao.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEntre as obras que decoram o salo, destaca um quadro feito pelo pintor Joaquim Sorolla em 1918, um retrato de Amalio Jimeno.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo Salao Azul, vemos uma pintura do artista sevilhano Manuel  González. Cedida pelo Museu do Prado, o quadro é uma referência à descoberta da vacina.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA visita continua no Salao de Governo, local de trabalho e reuniao dos acadêmicos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos a impressionante biblioteca, que possui uma coleçao de mais de 100 mil publicaçoes, com uma grande quantidade de obras dos séc. XVI ao XVIII.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA dependência mais impactante do edifício é o Salao de Atos, onde sao realizadas conferências e a admissao de novos membros da instituiçao. Com uma decoraçao modernista, está presidida por um retrato do rei Felipe V. As cadeiras estao numeradas, com o repectivo nome de seus membros.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERANa parte superior do salao, vemos medalhoes com  figuras de médicos famosos da história da medicina.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Salao de Atos também está coberto por uma magistral vidreira.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa continuaçao, vemos outras imagens do local.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERATodas as terças-feiras, celebram-se na academia conferências e reunioes de caráter científico, abertas a todas as pessoas interessadas, além de exposiçoes temporais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s