Art Déco e Arquitetura Racionalista

Nenhuma escola de arte teve uma influência tao profunda na história do desenho contemporâneo quanto a alema Bauhaus, contribuindo de forma decisiva para a evoluçao da Art Déco. A forma no desenho tinha que estar relacionada à sua funçao. Desta forma, o prático se impôs sobre os elementos estéticos. As décadas de 1920 e 1930 caracterizaram-se pelo otimimo e confiança exageradas em relaçao à tecnologia e o progresso, apesar da catástrofe que representou a crise econômica de 1929. Como resultado, a máquina passou a ser reverenciada. Este aspecto pode ser observado nos abundantes relevos presentes na Art Déco.

DSC08419DSC08421Estes verdadeiros painéis escultóricos  incorporam-se à arquitetura, e em muitos deles o progresso e a máquina sao exaltados. Sao inúmeros também aqueles que representam a figura humana, inspirados na cultura clássica. Um exemplo pode ser observado na Calle de Alcalá, no antigo Banco Vizcaya. Apesar de ser um digno representante da Art Déco, caracteriza-se também por sua monumentalidade clássica, própria de uma instituiçao financeira de grande importância.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA partir dos Anos 30, a Art Déco entra em sua segunda fase, com o aparecimento do denominado Desenho Aerodinâmico, inspirado na arquitetura naval dos grandes transatlânticos, tao em moda na época. Este período é conhecido como Streamline ou Modern Style, e na Espanha foi chamado de Racionalismo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA Arquitetura passa a ser futurista, enfatizando as formas curvas, a horizontalidade e a sobriedade decorativa. As linhas aparecem como uma abstraçao da velocidade, numa época obsessionada por ela, evocando imagens de leveza, funcionalidade e dinamismo. Em Madrid, muitos sao os edifícios que apresentam estas características. O Edifício Carrión, situado na Gran Vía, é considerado uma obra prima do racionalismo na cidade. Inspirado na arquitetura aerodinâmica, sobressai seu perfil curvo, parecido à proa de um barco. O edifício foi construído pelos arquitetos Luis Martínez Feduchi e Vicente Eced entre 1931 e 1934.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAlguns estabelecimentos municipais também foram construídos segundo esta tipologia, como o denominado Edifício Parque Sur, projetado pelos arquitetos José Azpiroz e Luis Ferrero em 1935.

DSC08451DSC08450Os edifícios residenciais também adotaram os princípios da Arquitetura Racionalista, como este que vemos abaixo, realizado entre 1930 e 1932 pelo arquiteto Fernando Arzadun y Ibarrarán, igualmente considerado um marco do Racionalismo Madrilenho.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO impressionante jogo de volumes que ostenta, a textura de suas linhas e os elementos decorativos geométricos dotam o conjunto de uma grande força e expressividade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

2 respostas em “Art Déco e Arquitetura Racionalista

  1. Você mora em Madrid né? Então, queria fazer um intercâmbio ai, o curso que eu sempre sonhei é arquitetura, vi seus posts sobre essa arquitetura local mas não sei se é o melhor lugar.. Você poderia me indicar algum curso bom que eu vou poder fazer para realizar meu intercâmbio ai? Ou ate mesmo se arquitetura é uma boa pedida. Obrigada!

    • Olá Maria Paula, grato pela visita ao blog. Apesar de escrever muito sobre arquitetura, nao sou arquiteto de profissao, embora me encante o tema. Desconheço cursos sobre arquitetura em madrid. Evidentemente, devem existir muitos, te aconselho a buscar no google cursos oferecidos pela Universidade Autônoma de Madrid. Espanha é um país em que a arquitetura é muito desenvolvida, com profissionais reconhecidos em todo o mundo. Creio que escolher algum curso vinculado a esta área é uma excelente pedida….

      Obrigado mais uma vez, espero ter respondido suas dúvidas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s