Palácios de Guadalajara

Além do famoso Palácio dos Duques do Infantado, em Guadalajara existem muitos outros dignos de visitar-se. Muitos adquiriram atualmente funçoes completamente diferentes às originalmente destinadas como residência de nobres, mas conservaram parte de sua estrutura primitiva. O Palácio de Dávalos é um deles.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEste antigo palácio construído no séc. XVI sedia hoje em dia a Biblioteca Pública. O interior foi transformado e adaptado, mas conserva alguns elementos originais, como o teto de uma de suas salas, decorado com um belo artesanato de madeira do estilo mudéjar.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos no detalhe, a beleza do trabalho e o requinte com que foi talhado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO interior do palácio estava formado por um grande pátio, ao redor do qual situavam-se as dependências do mesmo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADito pátio está composto por duas galerias superpostas, com colunas e capitéis de pedra.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA Biblioteca é completíssima, com grande quantidade e variedade de livros disponiveis para consulta, além de uma bela coleçao de música e uma pinacoteca. O local convida à investigaçao e ao estudo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO teto do pátio foi coberta por uma estrutura que permite a iluminaçao natural da sala.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFiquei impressionado com o criterioso processo de adaptaçao do palácio à sua funçao educacional, e se nao vivesse a 60 km do local, me matricularia na Biblioteca Pública de Guadalajara. Outro interessante lugar na cidade é o Palácio de la Cotilla, cuja simples fachada de tijolo oculta um interior surpreendente.

OLYMPUS DIGITAL CAMERATal como no Palácio de Dávalos, um pátio,  neste caso de menores proporçoes, liga as diversas salas do palácio.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO palácio recebeu esta denominaçao do nome de uma antiga proprietária, mas também é conhecido como Palácio dos Marqueses de Villamejor. O palácio foi construído no séc. XVII e reformado no séc. XIX, quando o Marquês de Villamejor tornou-se proprietário do imóvel. Entre as reformas realizadas, destaca o incrível Salao Chinês, decorado com papel de arroz e pintado à mao, com cenas representativas da China Medieval.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAExemplo da Dinastia Qing, este tipo de decoraçao é rara na Espanha, o que lhe confere um valor excepcional. Este toque oriental dado pelo Marques de Villamejor seguia a moda imperante na Europa, quando o denominado Orientalismo ganhou prestígio na cultura e sociedade do continente.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAtualmente, o Palácio de la Cotilla é a sede de uma escola municipal de artes, e vale muito a pena conhecê-la.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s