Conventos de Guadalajara

Um dos elementos mais característicos da paisagem urbana de Guadalajara sao os conventos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo post de hoje, conheceremos dois deles. O Convento de San José data de 1625, e está habitado por monjas de clausura.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFoi construído pelo Frade Alberto de la Madre de Dios, e sua fachada caracteriza -se pela sobriedade decorativa, própria da Ordem das Carmelitas Descalças, a qual pertence.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAQuando cheguei para visitar o convento, encontrava-se fechado, mas uma simpática e atenciosa freira me possibilitou o acesso à igreja, repleta de elementos barrocos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos o Retábulo Maior do Convento de San José.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAJá o Convento da Piedade está formado pela igreja e pelo Palácio de Antonio de Mendoza a ele adossado, além de um belo jardim.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Palácio foi construído aproximadamente em 1510. Anos depois, Brenda de Mendoza estabeleceu uma comunidade de franciscanos, sob a advocaçao de N.Sra da Piedade. A igreja foi levantada a partir de 1525, segundo o projeto do renomado arquiteto Alonso de Covarrubias.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA portada é um exemplo do chamado Estilo Plateresco, cuja característica principal é a abundante decoraçao. Abaixo, vemos o detalhe do tímpano.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAInfelizmente, a igreja estava fechada e nao pude conhecer seu interior. No entanto, o palácio estava aberto e pude apreciar uma das melhores mostras da arquitetura renascentista do período inicial realizadas em Espanha. A fachada foi concebida como um Arco Triunfal, com motivos ornamentais de caráter militar.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO interior do palácio está formado por um maravilhoso pátio renascentista.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO pátio está composto por dois níveis de galerias, suportadas por imponentes colunas. Abaixo, vemos a magistral escada de acesso ao nível superior.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADevido à sua antiguidade, o palácio foi restaurado pelo arquiteto Ricardo Velázquez Bosco entre 1902 e 1906, com um grande critério arquitetônico, algo que infelizmente nao sucede sempre…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s