Tapas e Pintxos

Antes de iniciar o post de hoje, gostaria de deixar registrado o passeio que fizemos a Toledo, com dois casais vindos do Brasil uma semana atrás. Abaixo, vemos a Rossana e Francisco do Rio de Janeiro (esquerda), e a Ricardo e Márcia de Sao Paulo (direita), num dos mirantes mais belos da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAHoje, abordaremos um dos cartoes postais da culinária espanhola, as Tapas e os Pintxos. As Tapas sao aperitivos servidos na maioria dos bares e restaurantes do país, acompanhados de bebidas, alcólicas ou nao.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs Tapas combinam o conceito de comer com o de socializar. Assim, surgiram o verbo tapear (comer tapas) e a expressao “ir de tapas” (comer tapas de forma itinerante por vários bares). Existem várias teorias sobre sua origem, muitas originadas na Idade Média. Uma delas apareceu no séc. XIII, quando o rei Alfonso X, “El Sábio”, ficou doente e foi aconselhado por seu médico a beber um pouco de vinho acompanhado de uma pequena quantidade de comida. Ao comprovar sua melhora, propôs aos proprietários de tabernas que servissem o vinho com uma raçao de comida suficientemente grande para tapar o copo da bebida.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOutras hipóteses relacionam a origem das Tapas na época dos Reis Católicos (séc. XV e XVI). Quando os monarcas se dirigiam a Cadiz (Andaluzia), pararam no meio do caminho numa taberna, infestadas de moscas. Fernando de Aragón solicitou ao taberneiro para que, mediante algum embutido que tivesse, tapasse o copo de vinho dos importunos insetos. Assim foi feito, e logo o taberneiro disse ao monarca: “Aqui está sua tapa, Majestade”. Este acontecimento converteu-se num costume nos estabelecimentos do país, principalmente no verao, já que o clima cálido propiciava o aparecimento de moscas e mosquitos, numa época em que a higiene era mais que deficiente.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOs Reis Católicos também exigiram que fossem servidas pequenas porçoes aos condutores de caroças e diligências, devido aos constantes acidentes que sufriam, depois do elevado consumo de vinho nas tabernas….No séc. XIX, o hábito de colocar Tapas generalizou-se principalmente na Andaluzia e, a mediados do séc. XX, por toda a Espanha. Ainda hoje, é comum na comunidade andaluza, e em outros locais do país, que se coloquem tapas gratuitas na mesa, sempre que se pede algo para beber.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADesta forma, existem as Tapas oferecidas gratuitamente e as que sao pagas. Cada vez que se pede uma bebida acompanhada de uma tapa correspondente se considera uma ronda. Nos locais tradicionais, é costume que cada ronda seja paga por um dos membros do grupo. Normalmente, as Tapas constituem um pedaço de pao, com alguma comida encima (maionese, queijo, salmao, pescado, e uma enorme variedade de combinaçoes). Ou entao, pequenas porçoes de croquetes, batatas fritas, etc e a onipresente tortilla de patatas, uma espécie de omelete, que vemos abaixo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA“Ir de Tapas” constitui uma agradável forma de comer e alcançou, em alguns locais, um enorme grau de sofisticaçao, graças  a merecida fama e qualidade dos cozinheiros espanhóis.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo norte da Espanha (regiao composta pelas comunidades autônomas de Asturias, Cantábria, País vasco, La Rioja e Navarra), as tapas sao denominadas de Pintxos. Nas demais regioes do país, um Pintxo é uma tapa servida num espécie de espeto.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

1 comentário Adicione o seu

  1. Francisco Guimarães disse:

    Grande Roberto, otimo este seu post. Estamos, eu e Dalva, com saudades da Espanha, quem sabe este ano ainda iremos por ai. Abs!

    Enviada do meu iPad

    >

Deixe um comentário