Parque do Retiro de Madrid – Parte 2

O primeiro post  sobre o Parque do Retiro de Madrid foi publicado em 15/4/2012. De lá para cá, inúmeros foram os passeios realizados pelo parque, e pude descobrir sua imensa riqueza histórica e paisagística. Nao é porque eu vivo em Madrid, mas o Retiro é, na minha opiniao, o parque urbano mais belo e interessante que conheço. Iniciamos hoje uma nova série sobre o parque, cujo conteúdo nao apareceu no post inicial. Um dos fatos que muitos desconhecem é que no Parque do Retiro existiu o primeiro zoológico da cidade, denominado Casa de Fieras (literalmente, Casa de Feras). Foi construído em 1770 durante o reinado de Carlos III, e este primitivo zôo tornou-se o segundo mais antigo de todo o continente europeu, depois do existente em Viena. A Casa de Fieras integrava um grande complexo dedicado às Ciências Naturais, que incluía em suas proximidades o Real Jardim Botânico, o Observatório Astronômico e o Gabinete de História Natural, cujo edifício atualmente ocupa o Museu do Prado. Na entrada, duas colunas com relevos de leoes davam as boas vindas ao visitante.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO propósito inicial da Casa de Fieras era a exibiçao de animais trazidos das colônias espanholas na América, como tucanos, araras, pumas, serpentes, etc. Os animais perigosos permaneciam em jaulas, que ainda podem ser vistas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo centro do zoológico encontrava-se o Fosso dos Monos (macacos), onde atualmente se exibem cartazes contando a história do lugar e de seus ilustres habitantes…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUma das “estrelas” da Casa de Fieras era, apesar do nome masculino, uma elefoa chamada “Pizarro”. No início, “Pizarro” participava de espetáculos exibidos no continente americano com seu companheiro, “Cortéz”, este sim um elefante macho.Depois, esta espécie da Índia foi trazida a Madrid para participar de lutas contra outros animais, na época algo comum, principalmente na antiga Praça de Touros. Abaixo, vemos um cartaz publicitário promovendo estes encontros…

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa arena, “Pizarro” demosntrou seu um adversário temível, e muitos foram os touros mortos por sua fúria. Depois, lhe ensinaram a abrir garrafas de vinho e beber seu conteúdo !!! Um belo dia, escapou do zôo e saiu à rua, entrando na primeira bodega que encontrou, atraído pelo aroma do vinho. Depois de saciar seu apetite alcólico, andou pela Calles de Alcalá e Velázquez, onde aproveitou para comer paes e pastéis, até que foi capturado pelas autoridades municipais. O famoso paquiderme viveu até 1873, ano em que faleceu, provavelmente vítima de indigestao provocada por seus hábitos alimentares e as comidas que o público que oferecia…

DSC07993A invasao francesa em 1808 representou um duro golpe para as instalaçoes do zoológico, pois o Retiro foi ocupado pelas tropas de Napoleao e transformou-se num quartel de artilharia. Terminada a guerra, a Casa de Fieras apresentava um aspecto deplorável e muitos animais faleceram. Durante o reinado de Fernando VII, foi reconstruído e revitalizado, perdurando até 1972, quando foi criado o zoológico atualmente existente, na Casa do Campo. Abaixo, vemos uma foto antiga da Casa de Fieras e uma atual, do mesmo lugar.

DSC07991OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Zoológico do Parque do Retiro foi novamente reformado em 1921, sob a direçao de um personagem fundamental na história de todo o parque, Cecilio Rodríguez, que ocupou durante um bom tempo o posto de Jardineiro Real da Prefeitura de Madrid. Foram instaladas uma bela praça decorada com belos azulejos, e um lago para os patos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOutro período terrível para o zoológico foi o da Guerra Civil, quando muitos animais morreram de fome, enquanto outros foram capturados por madrilenhos famintos…Depois da Segunda Guerra Mundial, e graças ao esforço de Cecilio Rodríguez, a Casa de Fieras adquiriu novos exemplares de animais, evacuados de outros zôos de Europa, principalmente de Berlin e Munique. Inclusive chegaram camelos que participaram do filme “Lawrence da Arábia”, doados pelos produtores. Este foi a época dourada do zôo, quando chegou a possuir 550 animais de 83 espécies distintas, e a receber 20 mil visitantes por dia.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm 1972, com a criaçao do atual zoológico, suas dependências foram ocupadas para  exercer outras funçoes, completamente diferentes à original. No entanto, a Casa de Fieras permance na lembrança de muitos madrilenhos, que tiveram a oportunidade de conhecê-lo…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s