Parque do Retiro – Parte 3

Devido à sua excepcional localizaçao, próximo ao Museu do Prado, a Praça de Cibeles e a Porta de Alcalá, o Parque do Retiro se converteu na principal área verde de Madrid, e um magnífico local para a prática desportiva, assim como o lugar perfeito para admirar monumentos, fontes (matérias publicadas em 9 e 10/3/2014) e belos jardins. De fato, o Retiro está composto por vários jardins, cada qual com características e nomes próprios. Hoje, conheceremos o Jardim do Parterre.

DSC03523No séc. XVII, este pedaço do Parque do Retiro chamava-se Jardim Ochavado, pois estava formado por um espaço circular, ao redor do qual haviam 8 “ruas”, que se comunicavam com a zona central. Durante o reinado do primeiro rei da dinastia dos Bourbones, Felipe V (1700/1746), o Retiro foi palco de intensas reformas, com o objetivo de transformá-lo num parque “a la Francesa”.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPara tanto, Felipe V encarregou a Robert de Cotte, arquiteto de seu avô Luis XIV, a construçao de um jardim neoclássico, o estilo preferido pelos monarcas da dinastia francesa. Deste projeto nasceu o Parterre.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAs árvores foram podadas até atingirem curiosas formaçoes geométricas, uma das características do jardim. De todas as espécies plantadas, uma se destaca sobre as demais, uma conífera mexicana denominada Ahuehuete.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEste magnífico exemplar foi plantado em 1633, durante a época em que se inaugurou o Parque do Retiro. É considerada a árvore mais velha existente em Madrid, quase nada em comparaçao às existentes em seu país de origem, quando chegam a ter milhares de anos e um tronco de dimensoes colossais. Atualmente, existe uma cerca de ferro que a protege, integrando a lista de árvores singulares da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo centro do Parterre, um monumento homenageia a Jacinto Benavente (1866/1954), escritor e dramaturgo espanhol de importância fundamental, que foi congratulado com o Premio Nobel de Literartura de 1922.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAJacinto Benavente abordou quase todos os gêneros teatrais como a comédia, a tragédia e o drama. Na parte superior do monumento, vemos a máscara teatral, símbolo da dramaturgia.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo séc. XIX, o Parterre encontrava-se deteriorado, sendo entao reformado, e construiu-se uma estrutura que constituiu um verdadeiro mirante do jardim.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAApesar dos séculos  de existência, o Parterre que vemos atualmente sobreviveu sem grandes transformaçoes à passagem do tempo, e sua beleza continua atraindo os olhares de todos  que visitam o Retiro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s