Parque do Retiro – Parte 4

Antes de iniciar o post de hoje, incluo as fotos do divertido grupo de Divinópolis (MG) que vieram a Madrid e que, de quebra, conheceram Toledo. Um forte abraço a todos !!!!

DSC09135Acima, vemos o grupo na Plaza de España de Madrid e, abaixo, na Catedral de Toledo.

DSC09185Nos seus mais de 370 anos de existência, já que o Parque do Retiro foi inaugurado em 1640, o local foi palco de muitos acontecimentos históricos de relevância. E muitas sao as lendas que se conhecem a respeito dos monarcas que o utilizaram como local de recreio e ócio, longe das intrigas da corte. Uma das mais conhecidas refere-se ao primeiro rei da Dinastia dos Bourbones, Felipe V, que assumiu o trono espanhol em 1700, colocando um ponto final na anterior dinastia austríaca dos Habsburgos. Se conta que em seus passeios pelo Retiro, o monarca percebia que sempre as flores mudavam de local, e que nunca eram as mesmas, mesmo após voltar a um local que havia estado meia hora antes. Intrigado, pensava que se tratava de uma manobra dos jardineiros do parque, num intento de enganá-lo. Até que, um belo dia, o monarca se aproximou dos jardineiros e perguntou quem era o responsável pela brincadeira. Os jardineiros responderam que a culpa tinha um Duende, que sempre conseguia escapar, quando tentavam capturá-lo. O Duende pode ser visto encima de uma das jaulas da Casa de las Fieras, ainda hoje…

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA lenda do Duende do Retiro conta também que ele muitas vezes aparecia aos casais apaixonados, e se o amor era verdadeiro, as flores floreciam. Histórias curiosas à parte, no Parque do Retiro sao abundantes os elementos relacionados ao passado, como o antigo moinho de água, o único resto que se conserva da Real Fábrica de Porcelana, fundada em 1760 durante o reinado de Carlos III. A instituiçao era reconhecida internacionalmente pelo luxo e requinte de suas peças, e muitas delas podem ser apreciadas nos Reais Sítios, como Aranjuez, o Palácio Real, e o Monastério do Escorial, entre outros. A Real Fábrica de Porcelana foi destruída durante a Guerra da Independência e, curiosamente, nao pelas tropas de Napoleao, e sim pelo exército inglês, interessado na diminuiçao da concorência, pois a Inglaterra também produzia peças de porcelana….

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUma vez finalizada a Guerra da Independência (1808/1814) e com a expulsao de José I, irmao de Napoleao que havia sido colocado no trono espanhol, a monarquia espanhola passa a ser dirigida por Fernando VII, nomeado de “O desejado”.  Durante seu governo, foram realizadas reformas no Parque do Retiro, em funçao do alto grau de deterioraçao em que se encontrava, fruto da guerra.Em 1815, por ex., foi criada a Montanha Artificial, também denominada de Montanha dos Gatos ou dos Ursos, graças aos animais que nela receberam abrigo. Na verdade, a Montanha Artificial foi uma expansao da Casa de las Fieras, o antigo zoológico de Madrid que conhecemos em matéria publicada recentemente. O local está composto por uma colina escalonada, coberta de árvores ornamentais, e ainda se pode ver as jaulas dos animais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAMuito tempo depois, o local passou a abrigar exposiçaoes e recebeu uma bela decoraçao a base de cerâmicas, mas já faz um bom tempo em que se encontra fechado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAUma das zonas reformadas  por Fernando VII ficou exclusivamente destinada para seu uso pessoal, e por isso é conhecida como “El Reservado”. Nela, o monarca gostava de pescar, e podemos ver a chamada Casita del Pescador, atualmente um Centro de Informaçao Turística do Parque.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAUm dos locais que mais emocionam os visitantes do Parque do Retiro foi construído recentemente, e recordam um dos acontecimentos mais tristes ocorrido no país no séc. XXI, o atentado aos trens de Atocha em 2004. É o chamado Bosque del Recuerdo.

DSC09070O lugar é uma homenagem às vítimas do atentado. Foram plantadas 192 árvores, uma para cada pessoa que faleceu neste lamentável episódio, das quais 22 sao oliveiras e 170 sao ciprestes.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s