Festas de San Isidro – Madrid

Recentemente foram celebradas uma das festas mais populares e de maior devoçao de toda Espanha. Entre os dias 14 e 18 de maio, Madrid foi palco dos festejos em honra a San isidro Labrador, seu santo padroeiro, oferecendo um extenso programa de atividades para os cidadaos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEspetáculos musicais e teatrais, exposiçoes, fogos de artifícios, desfiles, etc transformaram o já festivo aspecto de Madrid. Esta época é perfeita para se conhecer os costumes e a tradiçao do povo madrilenho. Na Praça das Comendadoras de Santiago, por exemplo, foram realizadas mostras de artesanato típicas da Comunidade de Madrid.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANa Praça Maior, foi montado um grande cenário para a apresentaçao de concertos  de música tradicional, clássica e de vários outros estilos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERADurante as festividades, os aficcionados às Corridas de Touro (como sao chamadas as touradas aqui em Espanha. De fato, touradas é uma expressao usada somente no Brasil) podem presenciar os espetáculos na famosa Praça de Touros da cidade. Este ano, a programaçao teve que ser suspensa, devido a que três toureiros foram feridos gravemente durante a chamada Feria de San Isidro, como sao conhecidos os espetáculos taurinos que se celebram desde 1947. Abaixo, vemos uma imagem da Praça de Touros de Madrid.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASao inúmeros os eventos religiosos em honra ao santo padroeiro. Um dos mais populares é a romaria em torno à Ermita de San Isidro, quando os fiéis bebem água da Fonte de San Isidro, considerada milagrosa. A seguir, vemos uma foto da ermita.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASan Isidro Labrador foi canonizado em 1622 pelo papa Gregório XV durante a inauguraçao da Praça Maior de Madrid. Uma procissao com uma imagem do santo atrai uma multidao, que sai da Colegiata de San Isidro, onde se conservam os restos do santo, percorrendo as ruas da capital.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos uma imagem do santo e de sua esposa, também santificada, Santa Maria de la Cabeza.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA Calle de Toledo, onde se encontra a Colegiata, recebe uma grande concentraçao de pessoas, para venerar as imagens devocionais de muitas das confrarias existentes na cidade.

DSC09246DSC09252DSC09248Um dos pontos altos da festa sao os desfiles de Trajes Típicos, tema que será abordado no próximo post. Para aqueles (as) que desejam mais informaçoes sobre a vida e história de San Isidro, ver a matéria publicada em 19/4/2013.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s