Trajes Típicos de Madrid

Antes de iniciar o post, publico uma foto de um grupo da cidade de Formosa (GO), que vieram recentemente de turismo a Madrid. Da esquerda para a direita, vemos a Ronaldo, Darci, Adenor e Raquel, em frente à estátua do Urso e do Madroño, símbolos do escudo da cidade, situada na Porta do Sol.

DSC09262Durante as festividades realizadas no mes de maio em honra a San Isidro, padroeiro de Madrid, é costume o desfile de Trajes Típicos, um dos pontos altos da celebraçao.

DSC09203DSC09206O pintor Francisco de Goya retratou em inúmeras obras estas vestimentas tradicionais, como no quadro “El Paseo de Andalucia”, pintado em 1777.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAPor este motivo, muitos dos trajes usados nos desfiles sao conhecidos como goyescos, e as pessoas que o vestiam eram denominadas majos ou majas. Os trajes surgiram no séc. XVIII, correspondendo às vestimentas que os ciganos utilizavam no sul da Espanha. Depois, os habitantes de Madrid incorporaram o costume de utilizá-las, principalmente para as festas de San Isidro. No séc. XIX, transformou-se numa espécie de traje nacional, um protesto contra a influência francesa. Tanto a moda espanhola, quanto a francesa, foram retratadas por Goya num mesmo quadro, como vemos abaixo na obra intitulada “La Gallina Ciega”, realizada ente 1788 e 1789.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAInicialmente usado pelas classes populares,  os Trajes Goyescos posteriormente foram adotados pela aristocracia. Além dos majos (as), pessoas das classes baixas da Madrid do séc. XVIII, os trajes foram usados também por outros grupos, denominados chulapos (as) ou Manolos. Esta última denominaçao é derivada de Manuel,  nome com que muitos judeus conversos adotaram e que viviam no bairro de Lavapies.

DSC09210DSC09214Os chulapos (as) eram os vizinhos dos bairros de Malasaña. Muitos deles eram herreros (em português, ferreiros), ou seja, aqueles que trabalhavam com o metal. Durante a realizaçao de seu ofício, as faíscas (chispas, em espanhol) eram abundantes e, deste modo, eram conhecidos também pelo nome de Chisperos.

DSC09215Atualmente, o termo chulapos (as) sao genéricos e representativos dos madrilenhos tradicionais que viveram no séc. XIX. Muitas associaçoes hoje em dia tentam resgatar e valorizar as vestimentas tradicionais, como parte da cultura da cidade.

DSC09226Os desfiles se concentram na Calle de Toledo e na Praça Maior. Abaixo, vemos outras imagens destas belas e tradicionais formas de vestir.

DSC09228OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERADSC09217

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s