Real Academia de Belas Artes de San Fernando – Madrid

Uma das instituiçoes culturais mais importantes da história de Espanha, a Real Academia de Belas Artes de San Fernando situa-se na Calle de Alcalá, e sua sede encontra-se instalada no antigo Palácio de Goyeneche, visto no post anterior.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA instituiçao foi fundada pelo primeiro rei da Dinastia dos Bourbones, Felipe V, em 1744 e inaugurada por seu sucessor, Fernando VI, em 1752. Sua concepçao se deve ao escultor italiano Domenico Olivieri que, estando à frente do cargo de escultor do Palácio Real, solicitou a permissao de Felipe V para abrir uma instituiçao de Belas Artes. Num primeiro momento, a Real Academia de Belas Artes teve sua sede na Casa de la Panaderia, em plena Praça Maior (edifício situada à esquerda da foto abaixo).

DSC02000Desde 1757, realizou cursos de formaçao artística, além de outorgar o título de arquiteto. Atualmente, a Real Academia de Belas Artes dedica-se à investigaçao, divulgaçao e conservaçao do Patrimônio Artístico Espanhol. No entanto, nos séculos XVIII e XIX, ostentava funçoes docentes e diretivas, e muitas vezes foi criticada pelo regime ditatorial com que estabelecia os conceitos artísticos e arquitetônicos, principalmente durante o período neoclássico, quando as obras pictóricas e os edifícios construídos deveriam seguir o padrao estabelecido pela instituiçao.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAQuando o Palácio de Goyeneche foi adquirido pela coroa para nele instalar a instituiçao (1773, durante o reinado de Carlos III), o arquiteto Diego de Villanueva suprimiu todos os elementos barrocos realizados por José Benito de Churriguera, pois sua decoraçao carregada nao se enquadrava nos limites da arquitetura neoclássica imperante, sóbria em decoraçao e voltada para os princípios de equilíbrio, proporçao e simetria. Abaixo, vemos fotos do interior da instituiçao.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO exame de admissao dos interessados no curso de pintura, por ex., constava de duas provas. Numa delas o artista deveria preparar uma obra num prazo de 6 meses sobre um tema de natureza mitológica, religiosa ou histórica. A outra consistia num desenho realizado num prazo de duas horas,  estando o aluno na presença do Tribunal de Acadêmicos da Real Academia, que julgava a obra realizada. Como ampliaçao de sua formaçao, mediante um concurso, os alunos podiam obter uma beca para estudar em Roma, entao considerada a Meca dos Artistas.

DSC08487A Real Academia de Belas Artes acumulou, ao longo de sua história, uma impressionante coleçao de obras de arte, que pode ser vista em sua sede na Calle de Alcalá. Aliás, o acervo foi o primeiro em ser aberto para o público na Espanha, a finais do séc. XVIII. O Museu da Real Academia de Belas Artes é considerada a segunda pinacoteca em importância do país (superada apenas pelo Museu do Prado), pela riqueza e abundância das obras expostas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo princípio, seu rico acervo se formou para fins didáticos, pois como centro de ensino que era, adquiria obras que servissem de modelos escultóricos e pictóricos para os alunos. Nos séc. XIX e XX, a coleçao foi ampliada graças aos mecenas protetores da Academia, muitos dos quais nobres de grande importância política. Abaixo, vemos fotos do impressionante Salao de Atos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo centro, vemos um retrato de Felipe V, fundador da instituiçao.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO acervo foi enriquecido também em parte pelas coleçoes reais, pelos próprios pintores que pertenciam à Academia, além das obras procedentes de diversas igrejas e conventos, que tiveram seus bens confiscados depois da Desamortizaçao de Mendizábal de 1836.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANo próximo post, iniaremos uma série com algumas das obras mais representativas do acervo da Real Academia de Belas Artes de Madrid, tanto na parte de pintura (artistas espanhóis e estrangeiros), quanto na de escultura. Nao percam…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s