Guadalupe – Segunda Parte

Passear pelo pueblo de Guadalupe nos permite contemplar belas vistas de seu entorno, e curiosos detalhes que nao passam desapercebidos, como as chaminés de suas casas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAO lugar é visualmente maravilhoso, um verdadeiro prazer para os sentidos. Próximo ao monastério, vemos um belo grupo de casas, e a central Praça de Santa Maria.

DSC08852OLYMPUS DIGITAL CAMERANo post passado, vimos a parte baixa do povoado. Hoje conheceremos sua parte alta. A proximidade com o monastério revela lugares mágicos, como uma galeria construída no estilo mudéjar no séc. XV e edificada pelo próprio monastério para acolher seus funcionários. DSC08849Um pouco adiante, situa-se os muros da antiga Casa da Inquisiçao. Em 1485, o Tribunal do Santo Ofício decidiu reprimir de forma brutal os judeus conversos jerônimos do próprio monastério e os habitantes considerados culpados de heresia. No julgamento, foram queimados 52 judaizantes, 16 tiveram a pena de prisao perpétua e mais de 100 foram desterrados.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA De estilo barroco, a Igreja da Santíssima Trindade foi erguida no séc. XVIII, entre 1730 e 1736. Abandonada pela desamortizaçao em 1835, foi restaurada em 1978 e destinada como auditório e salao de atos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAbaixo, vemos a fachada, inserida dentro do denominado estilo churrigueresco.

DSC08799A seguir, uma foto panorâmica com a igreja e as torres do monastério no fundo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEm frente à igreja, localiza-se o Colégio dos Infantes, levantado entre 1509 e 1512. As aulas de teologia, humanidades e gramática eram dadas pelos monjes jerônimos do monastério, e a instituiçao funcionou até 1835. Em 1965, foi adquirido pelo estado e transformado em Parador Nacional.

DSC08797No interior, se conserva um precioso pátio mudéjar.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAA parte superior do pátio está formado pelos chamados Arcos Túmidos, típicos da arquitetura muçulmana.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s